Chanceler do Brasil visita Portugal e tem longa conversa com Rebelo de Sousa

Min-Carlos-Franca-com-Marcelo-Rebelo-de-Sousa-PT

Foto: Ministro Carlos França (esq.) com Presidente de Portugal Marcelo Rebelo de Sousa (dir.) – Foto: Jornal Diário do Poder



O presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, recebeu na quinta-feira (1º de Julho) o ministro das Relações Exteriores do Brasil, embaixador Carlos França, para um encontro que deveria ser meramente protocolar, mas se transformou em uma conversa agradável com cerca de uma hora de duração.

É a primeira visita de um ministro das Relações Exteriores do Brasil a Portugal, países que “civilizam um ao outro”, segundo define o presidente português, entusiasta da das relações históricas.

Além de haver presenciado a posse do presidente Jair Bolsonaro, em 1º de janeiro de 2019, Marcelo Rebelo de Sousa tem fortes laços com o Brasil, onde vivem alguns familiares seus, incluindo um filho que preside uma entidade sediada em São Paulo e que promove a amizade entre os países.

O chanceler brasileiro também teve encontros importantes, como foi o caso da reunião de trabalho com o ministro do Meio Ambiente e da Ação Climática de Portugal, João Pedro Matos Fernandes.

Durante a reunião com Matos Fernandes, ficou clara a impressão positiva deixada pelo discurso de Bolsonaro na reunião de cúpula promovida pelo presidente norte-americano Joe Biden, inclusive quanto ao grau de ambição dos compromissos brasileiros com as metas de redução da emissão de gases.

Após se reunir com os cônsules brasileiros no Consulado Geral de Lisboa, o ministro das Relações Exteriores também visitou seu homólogo português, o sociólogo Augusto Santos Silva, ministro dos Negócios Estrangeiros do governo português no Palácio das Necessidades.

Leia a matéria completa no site do Jornal Diário do Poder.

Adicionar a favoritos link permanente.

Deixe uma resposta