
Rodrigo Havro Rodrigues no estúdio do Opus Digital EvolutiOM (Foto: Grupo OM)
Transmitido diretamente de um estúdio montado em um hotel em Curitiba, o evento Opus Digital EvolutiOM levou aos clientes da agência de todo o Brasil as tendências da comunicação digital e as melhores formas de implementá-las para ampliar a performance dos negócios. Ao todo, cerca de 800 empresários acompanharam a exibição feita por Rodrigo Havro Rodrigues, Elisa Manuela Cetnarovski e Adriana Felicíssimo, respectivamente Presidente, Gerente de Mídia e Digital Strategies Manager da OpusMúltipla. “A evolução da comunicação integrada passa por usar o digital para customizar experiências em larga escala e com possibilidade únicas de mensuração”, explicou Rodrigo Havro Rodrigues.
Entre o vasto conteúdo exibido no evento, estavam as tendências que permitem entender o novo contexto digital global e as transformações geradas na rotina. A pandemia trouxe um boom no consumo de mídia, devido à busca por mais informações – em 2020, houve um aumento de quase 70% na navegação nas redes, sendo que 77% dos usuários estavam concentrados no noticiário. Também ampliou o consumo online, que registrou 43 milhões de compras e a chancela de 45 milhões de usuários que consideram este um meio seguro de adquirir novos produtos.
O mix à disposição é amplo: o streaming (consumo de conteúdo digitalizado) que cresceu mais de 80% nos últimos três anos; o áudio, que ganhou mais de 36 milhões de ouvintes de podcasts no Brasil (principalmente com conteúdos de entretenimento, humor e lifestyle), o poder cada vez mais amplificado dos influenciadores digitais (cerca de 49% da população afirma já ter comprado por indicação de influencers) e os games, que deixaram de ser um hobby de final de semana e viraram uma poderosa plataforma de mídia, com quase 80% da população brasileira como usuária.

Elisa Manuela Cetnarovski (Gerente de Mídia), Rodrigo Havro Rodrigues (Presidente) e Adriana Felicíssimo (Digital Strategies Manager), da OpusMúltipla (Foto: Grupo OM)
Para saber como usar estas mídias, é preciso o entendimento e a inteligência profissional para que cada interação com o consumidor gere a oportunidade esperada. “As informações colhidas pelo KPI (Key Performance Indicator) permitem que as estratégias de mídia e outros processos sejam ajustados antes, durante e depois da campanha”, pontuou Adriana. São diversas etapas de um funil, que passa essencialmente pelo awareness (momento onde se conhece o usuário), a consideração (a hora de conversar e tentar engajar o consumidor) e conversão (onde acontece a venda ou visita à loja). “Sabemos que 95% das pessoas assistem televisão com celular na mão, o que torna este momento uma excelente oportunidade para apresentar marcas, oferecer novidades e trazer o consumidor para sua plataforma, independente de qual seja”, acrescentou.
O evento contou ainda com a participação do especialista em Marketing de Conteúdo Rafael Rez, co-fundador da Nova Escola de Marketing e autor do livro “Marketing de Conteúdo: A Moeda do Século XXI”.
Sobre o Grupo OM
O Grupo OM Marketing & Comunicação é o maior do Sul do Brasil, formado por seis empresas: OpusMúltipla (especializada em planejamento de comunicação integrada e na criação de propaganda), Brainbox (consultoria estratégica de marcas e design, com atuação em branding, packaging e retail), HouseCricket (empresa de comunicação dirigida com foco em engajamento), TailorMedia (especializada em planejamento, comercialização e distribuição de mídia em escala nacional), Senso Performance Omnichannel (especializada em performance de vendas, aquisição de leads e melhoria de experiência de compra multicanal) e AirPromo (especializada na entrega de soluções de comunicação para eventos, desde a concepção, criação e logística).
O Grupo OM se propõe a elaborar planos de marketing, comunicação e vendas para ajudar no aumento de vendas no curto prazo e no aumento das margens de lucro no longo prazo. Com mais de 200 funcionários, o Grupo OM faz parte da rede mundial TAAN e atende clientes como ANJ, Banco CNHi, Brevant, Casa Nissei, Corteva Agriscience, Digital & Print Premium Jornais, DSM, FCA, Frimesa, Grupo Alfa, Hebron Farmacêutica, Hiperfarma, Mili, Mosaic Fertilizantes, O Boticário, Prata Fina, Recco, Renault, Schulz, Shopping Mueller, Subway, Talken, TIM Sul, Uninter e Volvo.
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