Acordo UE Mercosul portará cerca de US$ 115 bilhões em investimentos até 2035

Mercosul e Uniao Europeia

Oportunidades e desafios que surgirão com o acordo bilateral firmado entre Mercosul e União Europeia foram debatidos pela Federação das Indústrias do Fiep (Fiep). O encontro contou com a participação do cônsul honorário da Alemanha em Curitiba, Andreas Hoffrichter, que afirmou que o acordo representará um novo patamar nas relações comerciais entre os dois blocos econômicos, inclusive proporcionando aumento de investimentos no Brasil.

“Vamos formar o maior bloco consumidor do mundo, e isso é importante especialmente pelo momento que vivemos de conflitos no comércio internacional”, disse, referindo-se às atuais relações entre Estados Unidos e China. Além disso, o acordo mostra que o Brasil entra em um novo cenário de relações internacionais. “Esse acordo sinaliza que o Brasil está disposto a mudar, já que é conhecido como um país protecionista. Também dá maior grau de previsibilidade nas relações econômicas entre os dois blocos, trazendo mais segurança para o investidor alemão e europeu”, explicou.

Com esse novo panorama, a expectativa é que também se ampliem os investimentos diretos europeus no Mercosul. “Até 2035, os investimentos da União Europeia no Mercosul devem aumentar em US$ 115 bilhões”, disse. Para Hoffrichter, além de poder ter mais facilidade para que produtos nacionais entrem no mercado europeu, outro benefício para o Brasil será o acesso a novas tecnologias. “Tenho certeza que o Brasil vai se tornar um país muito mais competitivo, mais inovador e vai receber muitos investimentos”, concluiu.

Leia a matéria completa no site da Agência de Notícias da FIEP.

Adicionar a favoritos link permanente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *