STCP participa de debate on-line sobre Empreendedorismo e Inovação

Joesio Siqueira Vice-Presidente da STCP

Foto: Joésio Siqueira, Vice-Presidente da STCP (Foto: STCP)



Na Live que ocorreu no dia 12 de Julho sobre “Empreendedorismo e Inovação no Manejo e Uso Sustentável das Florestas”, Joésio Siqueira, Vice-Presidente da STCP, iniciou o debate com uma contextualização sobre o conceito de Florestas. Parabenizou os Engenheiros Florestais pelo seu dia, e discorreu sobre o papel e necessidade da participação efetiva dos profissionais no diálogo florestal nacional.

O debate virtual foi promovido pela Associação dos Engenheiros Florestais do Distrito Federal – AEF/DF, e mediado pelo Engenheiro Florestal Pedro Salles, Presidente da Sociedade Brasileira de Engenharia Florestal.

Sobre a situação do manejo florestal no Brasil, Siqueira comentou sobre as dificuldades enfrentadas pelo setor e sobre a restrição ao uso da terra com a adoção da MP 1.511/96. Essa medida ampliou a Reserva Legal na Amazônia (região Norte e norte da região Centro-Oeste) de 50% para 80% da área das propriedades rurais em região de florestas. Indicou também, que as ações e desenvolvimento do manejo florestal no país não evoluíram como observado com a silvicultura de espécies de rápido crescimento.

Durante o debate, Siqueira reforçou a importância da Engenharia Florestal para o desenvolvimento do país e a necessidade de ter mais representatividade no diálogo com o governo, diante das grandes temáticas do setor e articulação de políticas públicas.

O evento contou também com participação de José Roberto Soares Scolfro, Engenheiro Florestal, Professor do departamento de Ciências Florestais de Lavras, Reitor e atual Vice-Reitor da Universidade Federal de Lavras/MG; Raimundo Deusdará, Engenheiro Florestal, Coordenador Geral de Informações Estratégicas e Secretaria de Inovação do MAPA – Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento; e Fátima Ribeiro Có, Engenheira Civil, Presidente do CREA-DF.

Leia a matéria completa no site da STCP.

Adicionar a favoritos link permanente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *