Solução portuguesa com base na Blockchain garante autenticidade dos vinhos

Vinhos portugueses ganham medalha de outo no Challenge International du Vin

Foto: NCULTURA.PT



A Zenithwings, spin-off tecnológica da Ubiwhere, foi a única empresa portuguesa selecionada num lote de cerca de 100 entidades para participação em projeto europeu. O programa financia a integração da tecnologia blockchain numa solução de certificação de vinhos.

A empresa Zenithwings vai lançar uma solução nomeada como BLOCKCHERS e que, com a integração de tecnologias Blockchain e DLT, vai certificar e garantir a qualidade e autenticidade dos vinhos, protegendo toda a cadeia produtiva desde os produtores até aos consumidores finais.

Uma vez que o vinho é um produtos agrícolas passível de ser afetado pelo problema da falsificação, esta solução irá oferecer mais segurança ao consumidor final quando do consumo deste produto.

Com a integração da tecnologia Blockchain, a solução vai permitir digitalizar o processo de certificação dos vinhos através do registro de todas as etapas de um processo de certificação tradicional, numa blockchain (uma vez inseridas, não podem ser alterados), conferindo maior transparência e fiabilidade a todo o processo.

Na prática, os dados de identificação do vinho serão disponibilizados através do rótulo da garrafa, que quando lido pela câmara do celular, redireciona o consumidor para uma página com toda a informação. A solução vai potenciar uma relação de confiança e lealdade entre o produtor e o consumidor, ao monitorizar toda a cadeia de produção vinícola, desde a origem das uvas à garrafa de vinho.

Os primeiros testes da solução serão desenvolvidos em parceria com as Caves Murganheira nos próximos meses. No próximo ano estará disponível ao público em geral.

Leia a matéria completa no site da AICEP Portugal Global.

Adicionar a favoritos link permanente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *