Delegação do Parlamento Europeu dá continuidade na negociação do acordo de livre comércio Mercosul-UE

O ministro da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, Marcos Pereira, recebeu na terça-feira dia 31 de Outubro de 2017 a delegação do Parlamento Europeu para as relações com o Brasil e com o Mercosul. Durante o encontro, o ministro e os deputados de sete países trataram dos próximos passos para a conclusão do acordo de livre comércio entre a União Europeia e o Mercosul, que deve estar finalizado, no nível político, até dezembro deste ano.

“Sabemos do significado geopolítico deste acordo para ambos os blocos. São 250 milhões de consumidores, a indústria brasileira está ciente que será um desafio e apoia a celebração do acordo”, disse Marcos Pereira.

Os deputados Fernando Ruas, presidente da delegação para as relações com o Brasil, e Francisco Assis, presidente da delegação para as relações com o Mercosul, destacaram que do lado europeu há grande interesse e empenho na conclusão do acordo. “A maior parte dos estados membros estão interessados”, garantiu Assis.

Entre os 14 parlamentares da delegação em visita ao Brasil a expectativa também é positiva, apesar de as negociações ainda dependerem de alinhamento em setores como o agrícola.

Ao longo dessa semana, entre os dias 6 e 10 de novembro, deverão ocorrer novas negociações em Brasília. Na última etapa as partes fizeram reuniões dos grupos de Acesso a Mercados, Regras de Origem, Barreiras Técnicas, Sanitárias e Fitossanitárias, Defesa Comercial, Solução de Controvérsias, Compras Governamentais, Serviços e Desenvolvimento Sustentável.

Leia a matéria completa no site do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços – MDIC.

Adicionar a favoritos link permanente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *