BRDE assina acordo para promover Desenvolvimento com Programas das Nações Unidas

O Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) assinou um memorando de entendimento (MoU) com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). Foi durante a posse do ex-governador do Paraná, Orlando Pessuti, no cargo de diretor-presidente do banco. A proposta é fortalecer a colaboração entre as partes em áreas de interesses comuns para promoção e alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) na Região Sul.

A assinatura do memorando em Curitiba no dia 14 de Novembro de 2017, prevê a captação de 50 milhões de euros oriundos do Acordo de Paris, assinado em 2015, e é o primeiro passo para diminuir a dependência que o Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) tem de créditos do retraído Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Os créditos do BNDES são responsáveis atualmente por mais de 90% dos empréstimos repassados pelo órgão regional.

“O acordo que estamos assinando com o PNUD e ONU, que trata dos objetivos de desenvolvimento sustentável, é uma demonstração de que o BRDE, ao longo de seus 56 anos, trabalhou para que tivéssemos desenvolvimento e geração de emprego e renda dentro dos princípios do respeito ao desenvolvimento sustentável e das pessoas”, declarou Orlando Pessuti.

Entre os destaques de desenvolvimento sustentável e ambiental, o Governador Beto Richa citou a evolução do Porto de Paranaguá. De acordo com o governador, o principal porto do Estado ocupava o “vergonhoso” 26º lugar no ranking de desempenho ambiental da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), mas recebeu, há duas semanas, a informação que agora é o melhor do país.

Como controladores do BRDE, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul estabeleceram governança colegiada na instituição, cabendo a cada Estado assumir a presidência do Banco por um período de um ano e quatro meses, dentro do tempo de mandato de seus respectivos governadores.

Assista parte das declarações feitas pelo Governador Beto Richa e o ex-Governador Orlando Pessuti.



Leia a matéria completa no site da AGRO PARANÁ.

Adicionar a favoritos link permanente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *