Realizada em Foz do Iguaçu a II Reunião dos Ministros de Energias da CPLP

II Reuniao dos paises da CPLP_Foz do Iguacu_2017_11_22_02

II Reunião dos países da CPLP_Foz do Iguaçú



Os Ministros responsáveis pelo setor de energia da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), ou seus representantes, de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné Equatorial, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste, se reuniram em Foz do Iguaçu no último dia 22 de novembro de 2017, por ocasião da II Reunião de Ministros de Energia da CPLP.

Durante o evento e considerando o tema de segurança energética como pré-requisito para a busca do desenvolvimento sustentável que contemple uma visão equilibrada das dimensões ambiental, social e econômica. Decidiram:

  • Reafirmar a importância da cooperação na área de energia entre os Estados membros da CPLP com vistas à superação dos desafios ao desenvolvimento energético sustentável e à transição para um mundo de baixo carbono, respeitando a soberania nacional e tendo presente as necessidades e circunstâncias únicas de cada Estado membro da CPLP.
  • Reiterar o compromisso de assegurar o acesso a serviços energéticos modernos, confiáveis e sustentáveis, a preços acessíveis.
  • Promover o uso crescente das fontes renováveis de energia e da eficiência energética a fim de lograr a diversificação da matriz energética, o uso racional da energia e a redução das emissões de gases causadores do efeito estufa.
  • Aprovar o Plano Estratégico de Cooperação em Energia 2018-2023 da CPLP e o Plano de Ação para o biênio 2018–2019, documentos que contêm as diretrizes para a cooperação futura da CPLP na área energética.
  • Constituir, no contexto da CPLP, um grupo de trabalho para a troca de experiências no acesso a energia para todos a preços acessíveis, como meio de combate à pobreza energética.

II Reuniao dos paises da CPLP_Foz do Iguacu_2017_11_22_01

II Reunião dos países da CPLP_Foz do Iguaçú



Leia a matéria completa no site oficial da CPLP – Comunidade dos Países de Língua Portuguesa.

Adicionar a favoritos link permanente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *