Brasil e Portugal podem ser ponte importante entre América Latina e Europa

BR_E_PT_CanalEuropa_640

Secretário Bernardo Ivo e o vice-presidente da Casa de Portugal SP, Paulo Machado – Foto Odair Sene\Mundo Lusíada



Em São Paulo, o secretário de Estado da Internacionalização de Portugal, Bernardo Ivo Cruz, em sua primeira visita oficial ao Brasil desde sua posse no cargo, teve agenda cheia em várias regiões. De 23 a 27 de maio, o secretário português esteve em Fortaleza no Ceará, seguindo depois para Brasília, e encerrando sua passagem pelo país em São Paulo.

Em Brasília, o secretário também teve reuniões com representantes do Governo Federal, antes de chegar a São Paulo, onde participou do tradicional “Almoço das Quintas” na Casa de Portugal de São Paulo, com representantes da comunidade portuguesa.

Segundo o secretário, a estrutura das câmaras de comércio portuguesas existente no Brasil é de grande importância. “Representa o empenho das empresas portuguesas no Brasil e empresas brasileiras em Portugal, e o que notamos é que cobre praticamente o Brasil todo. São 18 câmaras portuguesas de comércio ao todo no país, além da Federação das Câmaras, e portanto a presença das empresas portuguesas no Brasil, e das empresas brasileiras que buscam Portugal, é muito relevante”.

Segundo o Dr. Bernardo, Portugal é atualmente o maior investidor estrangeiro do estado do Ceará, nordeste brasileiro. “Não estamos só no Ceará, estamos no Brasil inteiro. Aliás o próximo encontro anual das Câmaras Portuguesas em 2023 será em Santa Catarina”.

“O Brasil é e sempre foi uma grande potência econômica e empresarial, o que temos que conseguir é casar os interesses do Brasil com os interesses de Portugal, os interesses da América Latina com interesses da Europa, para reforçar este entendimento, que é natural” disse em entrevista ao Mundo Lusíada.

Atualmente Bernardo Cruz está na pasta do Ministério dos Negócios Estrangeiros, porém o secretário lembrou que já dirigiu a Aicep em São Paulo, entre 2010/2012, agência que segundo ele, cumpre papel muito importante na dinamização dessas relações bilaterais.

Leia a matéria completa no site do Mundo Lusíada.

Adicionar a favoritos link permanente.

Deixe um comentário