Os acordos firmados visam fortalecer as relações bilaterais na agricultura e viabilizar projetos conjuntos de cooperação técnica para promover a evolução sustentável dos sistemas produtivos.
Em encontro com o ministro da Agricultura e Pescas de Portugal, José Manuel Fernandes, foi assinado um Memorando de Entendimento (MoU) entre o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) e o Ministério da Agricultura e Pescas de Portugal (MAGRIP).
O documento regula o controle de segurança e qualidade dos produtos agro-alimentares, promovendo a cooperação institucional e técnica entre os dois países.
“Esta assinatura demonstra o equilíbrio nas relações e reciprocidade entre Brasil e Portugal, além de abrir portas para novos diálogos e parcerias. Temos outros setores que também podemos explorar em conjunto”, destacou o ministro Carlos Fávaro.
“No fundo, é um protocolo para reforçarmos a cooperação e permitirmos que os serviços de Portugal e do Brasil possam fazer um trabalho de desburocratização e remoção de barreiras que não fazem sentido”, disse à Lusa o ministro José Manuel Fernandes, que se encontra em Mato Grosso, a participar na reunião ministerial deste setor do G20, grupo que reúne as 20 maiores economias mundiais. Portugal participa este ano a convite do Brasil.
“É um reforço da parceria histórica, em termos de segurança e qualidade alimentar”, afirmou ele, na região onde se situa a maior produção de grãos e a maior produção bovina do Brasil.
“Um dos objetivos é colocarmos os nossos técnicos, de um lado e do outro, a conversar, para diminuirmos burocracias”, sublinhou o ministro português, defendo que indústrias portugueses como vinhos, queijos, azeite e fruta podem vir a ganhar com este protocolo em termos de exportações para o gigante sul-americano.
Leia a matéria completa no site do Mundo Lusíada.