No final de 2023, a Eurofarma entregou o desafio da comunicação da marca Valda para a agência D’OM Soluções Improváveis com uma grande missão: rejuvenescer a marca centenária tão querida e que faz parte da vida dos brasileiros há tanto tempo, sem perder o valor de marca construído com seus consumidores mais antigos.
Após meses de estudo junto ao consumidor, Valda lança sua campanha de comunicação que inicia a jornada de reposicionamento. Mais do que uma campanha pura e simples, é um formato de entretenimento bastante popular junto a este público.
“Esses estudos nos mostraram que, ao invés de interromper, deveríamos entreter nosso consumidor. Criar uma conversa dentro do imaginário dele. O formato escolhido para isso foi o do sitcom. Mas um sitcom diferente. Um sitcom onde os personagens são gargantas gigantes. Isso permite explorar o território do alívio à garganta – função primordial de Valda – sempre de forma única, proprietária e memorável. Além disso, introduzimos um termo novo e um gimick sonoro, o ‘V-Freeeeesh’, que resume o grande diferencial de Valda: sua combinação de ingredientes pra aliviar a garganta, formada por mentol, timol e eucaliptol”, comenta Filipe Cuvero, CCO da agência D’OM Soluções Improváveis.
Sitcom é o formato de séries de TV com personagens comuns onde se apresentam várias histórias curtas de humor encenadas em ambientes fixos, como casa da família, local de trabalho etc.
Neste caso, o sitcom GARGANTAS de Valda tem personagens nada comuns: são 3 Gargantas gigantes agindo sempre como um grupo de amigos, em 3 episódios de TV no formato comercial (30″ e 15″) e nas telas de cinemas, além de vários outros vídeos para digital – todos produzidos pela NoCandy e sonorizados pela Lucha Libre.
“Estamos sempre utilizando em cada peça as características consagradas do sitcom: humor rápido, um único ambiente e os personagens com suas características individuais que interagem em todos os filmes – além dos conhecidos risos da plateia”, completa o diretor de criação da campanha, Henrique Jábali.
A campanha vai ao ar durante todo o inverno, pico de demanda histórico da marca, no maior esforço publicitário dos últimos anos para a Valda.
“Estamos muito otimistas com a nova campanha de Valda, que, além de iniciar o reposicionamento da marca, algo que já vem sendo feito por meio de outras ações internas na companhia, é também uma contribuição importante para o desafio comercial e de vendas que temos esse ano”, comenta Donino Scherer Neto, diretor da unidade de negócios de OTC na Eurofarma.
Assista as campanhas criadas abaixo:
Sobre o Grupo OM
O Grupo OM Comunicação Integrada é o segundo maior grupo de comunicação independente do Brasil, formado por seis empresas que trabalham de forma sinérgica e integrada, levando as campanhas de nossos clientes ainda mais longe. Dentre as empresas estão: OpusMúltipla (especializada em planejamento de comunicação integrada e na criação de propaganda), Brainbox (consultoria estratégica de marcas e design, com atuação em branding, packaging e retail), HouseCricket (empresa de comunicação dirigida com foco em engajamento), TailorMedia Inteligência de Mídia (especialista em regionalização de mídia), Senso Performance (especializada em mídia de performance) e D’OM (consultoria criativa especializada em soluções de marketing).
Associe-se a nossa câmara como pessoa jurídica, ou associe-se como pessoa física a nossa câmara.
CÂMARA DE COMÉRCIO BRASIL PORTUGAL DO PARANÁ