Presidente do Brasil destaca importância da CPLP para promover ações sociais e valorizar a língua portuguesa

Encontro CPLP em Brasilia 2017

O presidente da República, Michel Temer, abriu na quinta-feira dia 20/07/2017 a XXII Reunião do Conselho de Ministros dos países integrantes da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), no Palácio do Itamaraty, em Brasília.

Em seu discurso, Temer destacou que a agenda da CPLP contempla “áreas fundamentais para o desenvolvimento” e desejou que ela cresça “cada vez mais apoiada nos pilares da concertação político-diplomática, da cooperação e da promoção do nosso idioma e das nossas relações.”

Além de promover o idioma português, a CPLP discute pautas como saúde, educação, justiça e direitos humanos. Temer classificou esses temas como “muito caros a todos os países integrantes da CPLP”. Aqui no Brasil, esses direitos estão previstos na Constituição, o que, para o presidente, demonstra a “importância deles todos”.

Sobre a relevância do trabalho feito pela CPLP para fortalecer o português, Temer lembrou que a “nossa língua tem presença forte no mundo da cultura, da academia, dos negócios. Merece ser cada vez mais valorizada no plano internacional”.

Criada oficialmente em 1996, a CPLP conta hoje com nove Estados membros: Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste.

O Brasil ocupa a presidência de turno da CPLP desde a XI cúpula da organização, realizada em Brasília em 31 de outubro e 1º de novembro de 2016. O tema da presidência brasileira é “A CPLP e a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável”.

Leia a matéria completa no site do Palácio do Planalto da Presidência da República do Brasil.

Adicionar a favoritos link permanente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *