Portugal quer chegar a marca dos 300 mil veículos produzidos até 2020

Producao de veiculos em Portugal aumenta

Portugal quer alcançar a marca dos 300 mil veículos produzidos até 2020



Os fabricantes de veículos em Portugal estão aumentando a sua produção, sendo que se espera atingir as 240 mil unidades até o final de 2017 e as 300 mil até 2020, segundo o secretário-geral da Associação Automóvel de Portugal – ACAP, Hélder Pedro.

“Na produção automóvel de Portugal conta-se não só com a produção da Volkswagen Autoeuropa, mas também do grupo PSA, da Mitsubishi Fuso e da Salvador Caetano, sendo que todas estas fábricas estão em dinâmica de aumento da produção. Em 2020 contamos duplicar o valor de 2016 e atingir as 300 mil unidades montadas no país”, disse o dirigente da ACAP no final da conferência de imprensa de balanço anual de 2017, em Lisboa.

Em 2017, foram produzidos em Portugal 175 mil veículos, mais 37% do que no ano de 2016, sendo que este ano poderão ser fabricados 240 mil veículos, o que corresponde a mais 37% do que no ano precedente.

O mercado em Portugal, em 2017, atingiu o seu “ponto de estabilização”, depois da grave recessão de 2012 e das recuperações acima de 30% em 2014, que se não repetiram, segundo a ACAP.

Quanto aos veículos elétricos, “representam 0,7% do mercado em Portugal, mas há uma tendência para crescerem porque a oferta das marcas é grande e há o crescente aumento da rede de abastecimento”, afirmou Hélder Pedro.

Sobre o ‘Brexit’ (saída do Reino Unido da União Europeia) disse que há “uma grande preocupação” sobre o futuro.

Cerca de 50% do mercado do Reino Unido são veículos produzidos no continente europeu (Portugal, Espanha e França) e a produção do Reino Unido destina-se também maioritariamente ao mercado europeu.

“Daí que haja uma grande preocupação da congênere da ACAP no Reino Unidos sobre o futuro da indústria automóvel. É um dossiê que estão a procurar discutir autonomamente com a União Europeia dado o seu valor estratégico”, disse o dirigente da ACAP, admitindo que com o ‘brexit’ as exportações de automóveis de Portugal para o Reino Unido poderão ser afetadas.

Leia a matéria completa no site da AICEP – PORTUGAL GLOBAL.

Adicionar a favoritos link permanente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *