Portugal pode ser um ótimo hub para a tecnologia dentro da União Europeia

Anja Manuel Portugal pode ser hub de tecnologia na Europa

A especialista em geopolítica e professora em Standford, Anja Manuel, considera que Portugal está bem colocado para ser um hub tecnológico na União Europeia, até porque a resposta aos atuais desafios que se colocam globalmente não passa pelo protecionismo. “Estamos a viver um período em que as fronteiras significam cada vez menos”, afirma.

A especialista considera que a globalização e a integração são uma realidade cada vez mais premente, mas que é necessário resolver o problema de quem foi ficando para trás. “Durante décadas tivemos mais globalização, mais comércio, mais integração e todos nós beneficiámos com isso, pensámos que era uma coisa ótima. Acontece que a globalização deixou muitas pessoas para trás e isso é um problema real com o qual precisamos de lidar”, defende.

Para a especialista em geopolítica e professora na Universidade de Stanford, com a integração econômica, a política comercial “está muito mais complicada do que era antes”.

“Antes costumávamos dizer: esta empresa é portuguesa ou é espanhola. Agora, o que é a Google? É americana? Sim, mas atua em centenas de países, tem uma maior quota de mercado na Europa do que tem nos EUA”, exemplifica.

Neste sentido, aponta Portugal como “bem colocado” para beneficiar como “um ótimo hub para a tecnologia, dentro da União Europeia”. Justifica: “Tem força laboral altamente qualificada, bons impostos para as empresas, abertura à tecnologia, todas as peças”.

Anja Manuel sublinha o investimento da Google em Portugal, não vendo razões “para que não venha a ser maior”.

Leia a matéria completa no site da SAPO.PT.

Adicionar a favoritos link permanente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *