Portugal entre os melhores países para se abrir um novo negócio

Melhores Paises europeus para se abrir um negocio

Segundo o relatório divulgado pela EuCham – European Chamber, Portugal figura na 16a. posição entre os melhores países para se abrir um novo negócio.

O relatório da EuCHam listou os países europeus que possuem os melhores ambientes econômicos dentre as 46 nações consideradas na análise. A pontuação final foi constituída pela média entre o índice de Distância à Fronteira (DTF – Distance to Frontier) do banco mundial e o índice de Percepção de Corrupção (CPI – Corruption Perception Index) de Transparência Internacional, já que a integridade e a transparência nos negócios representam um papel importante. Em particular, quanto maior a média entre esses dois índices, mais favorável é o ambiente do país.

A Câmara Européia ranqueou os países europeus com base nos seus ambientes de negócios, por isso a pontuação econômica da EuCham vai de 0 a 100, onde 0 representa a pior performance e 100 a melhor. A Dinamarca figura no topo do ranking com uma pontuação de 88, seguida pela Finlândia, Suécia, Noruega e Reino Unido. Portugal ficou na 16a. posição com uma pontuação total de 70,2 no índice da EuCham.

Outras pesquisas, as quais não levam em consideração problemas de corrupção, mostram resultados diferentes já que eles apenas refletem a capacidade dos ambientes dos países em atender os desejos do setor corporativos em criar resultados financeiros.

A facilidade de fazer negócios é em grande parte influenciada pela eficácia dos regulamentos e pelo tempo necessário para concluir as transações corporativas. EuCham considera as expectativas de integridade e transparência como fatores igualmente importantes na avaliação.

Leia a matéria completa no site da EuCham (Artigo original em Inglês).

Adicionar a favoritos link permanente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *