Portugal ganha com o ‘boom’ mundial dos cruzeiros

MSC Meraviglia

O MSC Meraviglia, o maior navio de cruzeiros de um armador europeu, foi o sétimo do grupo sediado na Suíça a escolher o porto de Lisboa para a sua viagem inaugural. Um sinal de que a capital portuguesa está cada vez mais no radar desta indústria milionária, a poucos meses de se inaugurar o novo terminal de cruzeiros, que poderá mais do que triplicar o número de passageiros.

Portugal deverá ser um dos países mais beneficiados com o ‘boom’ previsto para a indústria mundial de cruzeiros, com destaque para os terminais de Lisboa, Leixões e Funchal. A nível global, o setor dispõe neste momento de uma frota de cerca de 350 navios de cruzeiro a funcionar, mas com base nas encomendas já firmadas entre os maiores operadores do ramo e os estaleiros navais está previsto que passem a navegar nos diversos mares do mundo mais 80 a 90 navios de cruzeiro até 2020. Um crescimento de entre 23% e 25% em número de navios, mas que deverá ser ainda mais significativa em capacidade para passageiros, uma vez que a tendência é construir navios de cruzeiro cada vez maiores.

E o movimento ascendente desta indústria está a ser acompanhado a par e passo pelos quatro grandes operadores mundiais do setor – Carnival, Royal Caribbean, Norwegian Lines e MSC Cruises – Segundo as estimativas elaboradas pela revista especializada no setor, “Cruise Industry News” no relatório anual relativo a 2016 o jornal informou que qualquer destes gigantes do mar irá aumentar a sua capacidade para passageiros no presente ano e no próximo. Uma constante que se vai manter para os anos seguintes porque ninguém quer perder esta batalha e existe ainda muito espaço para crescer, já que apenas 2% dos viajantes de todo o mundo optam por se deslocarem em navios de cruzeiro.

E quando há mais navios de cruzeiros nos diversos mares preferenciais para este tipo de turismo – Caraíbas, Mediterrâneo e Ásia/Pacífico valeram cerca de 64% das viagens de cruzeiro no ano passado – ocorre mais pressão para se desenharem novos itinerários. É aí que Lisboa, que se encontra a maior caminho entre a Europa do Norte (Báltico e fiordes nórdicos, outros destinos privilegiados dos navios de cruzeiro) e o Mediterrâneo, deverá beneficiar (ver artigo ao lado).

A inauguração do novo terminal de cruzeiros do porto de Lisboa, prevista até ao final de setembro de 2017 será outra grande alavanca de crescimento deste segmento de turismo, uma vez que se passará da barreira dos 500 a 600 mil visitantes por ano, de onde dificilmente se poderia sair com as atuais infraestruturas, para um horizonte em que se pode chegar a 1,8 milhões de turistas de cruzeiros por ano num prazo temporal relativamente curto, provavelmente em cerca de dez anos.


Além de Lisboa, também o porto de Leixões, com um novo terminal de cruzeiros inaugurado há cerca de dois anos deverá beneficiar deste crescimento da indústria de cruzeiros a nível global. O mesmo poderá acontecer com o porto de Portimão, que está a ser alvo de diversas melhorias e adaptações. Mesmo sem novas infraestruturas, os portos do Funchal, na Madeira, e dos Açores têm registrado crescimento do número de turistas de cruzeiros nos últimos anos, uma tendência que deverá prosseguir nos próximos anos.

A presença esta semana no porto de Lisboa, na sua viagem inaugural, do último grito da indústria de cruzeiros, o MSC Meraviglia, da MSC Cruises, é um sinal da vantagem geoestratégica do porto da capital também nesta atividade e de que um dos maiores operadores do setor está apostado em investir para continuar a crescer e a fortalecer a sua atividade no mercado nacional.

Leia a matéria completa no site da AICEP PORTUGAL GLOBAL.

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