Missão empresarial Paranaense visita instalações Portuguesas de tratamento de resíduos sólidos

Tratamento de residuos solidos

Ocorre entre os dias 2 e 8 de dezembro de 2017 a V Edição da Missão Benchmarking Internacional Resíduos Sólidos Portugal. O Instituto Paranaense de Reciclagem (InPAR) faz parte do grupo de líderes de entidades paranaenses e empresários que participa da missão, organizado pela Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep). O objetivo do encontro é aproximar profissionais e interessados brasileiros do setor dos resíduos e de meio ambiente da Europa para uma troca intensa de experiências, especialmente com o caso português.

Segundo o presidente do InPAR, Rommel Barion, durante a semana serão realizadas visitas técnicas em várias cidades para que o grupo conheça ações de tratamento de resíduos e projetos de logística reversa. “Temos como exemplo a Sociedade Ponto Verde, em Portugal, que é semelhante ao InPAR, mas atingiu um patamar avançado, principalmente porque a realidade na Europa é diferente da brasileira nos aspectos social e educacional”, detalha.
Entre os temas abordados estão: planejamento, modelos de negócios e tarifário, tecnologias para gestão sustentável dos resíduos sólidos, reciclagem, coleta seletiva, gestão de fluxos específicos e de logística reversa, tratamento de resíduos perigosos, regulação da prestação dos serviços, saneamento ambiental, entre outras categorias de valorização e soluções sustentáveis na área ambiental.

O grupo organizado pela Fiep-PR tem como participantes o presidente do Sistema Fiep, Edson Luiz Campagnolo, o presidente do InPAR e do Sindicato das Indústrias de Cacau e Balas, Massas Alimentícias e Biscoitos, de Doces e Conservas Alimentícias do Estado do Paraná (Sincabima), Rommel Barion, o gerente de Meio Ambiente e Sustentabilidade da Fiep, Mauricy Kawano, o presidente do Instituto de Logística Reversa (Ilog), Nilo Cini Junior, o presidente do Sindicato das Indústrias de Papel e Celulose do Paraná (Sinpacel), Rui Brandt, o presidente do Sindicato das Empresas de Eletricidade, Gás, Água, Obras e Serviços do Estado do Paraná (Sineltepar), Miguel Angelo Mores, e o presidente do Sindicato das Indústrias Químicas e Farmacêuticas do Estado do Paraná (Sinqfar), Marcelo Melek.

Leia a matéria completa no site da jornalista Mirian Gasparin.

Adicionar a favoritos link permanente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *