Instituto Camões lança plataforma ‘Português mais perto’ para filhos de emigrantes

Uma nova plataforma digital de ensino da língua portuguesa destinada aos filhos de emigrantes Portugueses será lançada em fevereiro pelo Instituto Camões, indicou o secretário de Estado das Comunidades Portuguesas.

Denominada “Português Mais Perto”, a plataforma é a resposta a um aumento de famílias residentes no exterior e que poderão assim “aprender português em casa, com acompanhamento e certificação do Instituto Camões.

Segundo José Luís Carneiro, esta plataforma vai permitir que o português seja aprendido e ensinado por via eletrônica como língua materna e como língua de herança e terá duas modalidades de ensino; a de “Autonomia Total onde os pais apoiarão os estudos dos filhos, ou então o de “Tutoria” o qual terá a supervisão de profissionais do instituto Camões.

Em 2016, José Luís Carneiro se referiu aos dados do Instituto Nacional de Estatística (INE) que mostraram que desde 2011, 495 mil portugueses foram para o estrangeiro, mas destes, cerca de 295 mil regressaram ao fim de menos de um ano.

A plataforma visa permitir que as crianças, adolescentes e jovens destas famílias que emigram por períodos curtos “não percam o contato e o processo de aprendizagem da língua portuguesa”, explicou. A presidente do Instituto Camões, Ana Paula Laborinho, declarou que a plataforma “tem um público muito específico” e permitirá uma aprendizagem autônoma, mas também com a possibilidade de existir tutoria, da responsabilidade do instituto.

Leia a matéria completa no site do Mundo Lusíada.

Adicionar a favoritos link permanente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *