A inflação homóloga em Portugal em janeiro desceu para 1,1%, segundo a estimativa rápida do Instituto Nacional de Estatística (INE) divulgada na quarta-feira 31 de Janeiro de 2018. Em dezembro de 2017, a taxa de inflação homóloga tinha sido de 1,5%.
A trajetória de desaceleração verificou-se também na inflação subjacente, que exclui as variações nos produtos alimentares não transformados e nos energéticos. Em janeiro, também em termos homólogos, a inflação subjacente desceu para 1%, depois de ter registrado 1,2% no mês anterior.
A descida da inflação em Portugal em janeiro está em linha com a tendência geral da zona euro, divulgada hoje pelo Eurostat. A inflação na zona euro desceu de 1,4% em dezembro para 1,3% em janeiro. No caso da inflação subjacente, na zona euro ocorreu uma subida de 0,9% para 1%.
A variação mensal do índice de preços foi de -1,0% (face a uma variação nula em dezembro) e a variação média dos últimos doze meses foi de 1,3% (1,4% registado no mês anterior).
O Índice Harmonizado de Preços no Consumidor (IHPC), que usa um cabaz de consumo idêntico em toda a União Europeia, registou uma variação homóloga estimada de 1,1% (face a 1,6% em dezembro).
Leia a matéria completa no site da AICEP – PORTUGAL GLOBAL.
Receba nossos Boletins
Fomente Negócios
Pesquisar no site por:
Dados de Contato:
Telefone: +(41) 3027-6565
Telefone: +(41) 3339-7471
E-mail: secretaria@ccbp-pr.org.br
E-mail: info@ccbp-pr.org.br