Há mais de duas décadas, o Sistema Campo Limpo transformou a forma como o agronegócio brasileiro lida com a destinação de embalagens vazias de defensivos agrícolas. O que começou como um desafio ambiental e regulatório se tornou referência mundial em logística reversa, com resultados expressivos: mais de 800 mil toneladas de embalagens corretamente destinadas, a participação de mais de 1,8 milhão de propriedades rurais, 400 unidades de recebimento e 10 recicladoras atuando em todo o país. Entre 2002 e 2023, o programa evitou a emissão de 1,05 milhão de toneladas de CO₂ equivalente, comprovando seu impacto ambiental positivo e duradouro.
Agora, em uma nova fase, o Sistema Campo Limpo lança seu novo posicionamento institucional: “Por Um Destino Melhor”. Criado pela Touch Branding, o conceito reforça que todos os envolvidos – agricultores, indústria, recicladores, cooperativas e a sociedade – são beneficiados por essa grande engrenagem colaborativa que movimenta o agro e protege o meio ambiente.
“A Touch identificou o insight de que quanto mais os diversos elos se sentirem responsáveis compartilhados pelo sistema, maior é o pertencimento e maior ainda é o impacto, tanto o ambiental, quanto o impacto específico para cada um deles. Estão todos mobilizados por um destino melhor, no sentido da destinação das embalagens, do destino de cada participante da cadeia e do destino da sociedade como um todo. A partir de “Por um destino melhor”, novo posicionamento do Sistema Campo Limpo, a Touch também desenvolveu a nova identidade visual e as definições de mensagens-chave por público de interesse”, explica Ricardo Sapiro, sócio proprietário da Touch Branding.
Em parceria com a LVBA Comunicação, agência responsável pelo planejamento estratégico, pelas ações de imprensa e pela gestão das mídias sociais do Sistema Campo Limpo, a D’OM Soluções Improváveis foi escolhida para desenvolver as peças da campanha 100% digital. O objetivo é destacar o papel fundamental de cada elo da cadeia no sucesso do programa, valorizando o protagonismo coletivo que sustenta o Sistema Campo Limpo.
“Engajar e despertar o orgulho de todos os elos participantes deste Sistema é o grande objetivo desta campanha” comenta Marilene Iamauti, gerente de sustentabilidade do inpEV, entidade que representa a indústria fabricante no Sistema Campo Limpo.
Segundo Filipe Cuvero, CCO da agência D’OM, a campanha tem um toque humano fundamental. “Cada agricultor, cada trabalhador rural que lava as embalagens, cada responsável pelo recebimento e separação do material, cada colaborador das recicladoras – todos são astros de nossa campanha. Porque é com o trabalho e dedicação de cada um deles que existe o Sistema. Por isso, nosso tema está centrado na primeira pessoa: EU CUIDO, EU SOU O SISTEMA CAMPO LIMPO.” comenta Cuvero.
Sistema Campo Limpo

O Sistema Campo Limpo é uma referência mundial em logística reversa de embalagens vazias de defensivos agrícolas. Desde o início de sua operação, em 2002, o Sistema já destinou de forma ambientalmente correta mais de 800 mil toneladas de embalagens vazias e sobras pós-consumo em todo o Brasil.
A operação é baseada no princípio da responsabilidade compartilhada entre os elos da cadeia produtiva — indústria, canais de distribuição, agricultores — com o suporte e fiscalização do poder público.
Presente em todo o país, o Sistema conta com 411 unidades de recebimento, mais de 256 associações de revendas e cooperativas, e ações como os Recebimentos Itinerantes, que ampliam o alcance junto aos pequenos produtores. No total, mais de 2 milhões de propriedades rurais são impactadas.
Com o propósito de construir um destino melhor, o Sistema Campo Limpo mobiliza o setor agro para ações sustentáveis, eficientes e de impacto social e ambiental compartilhado.
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Segundo maior grupo de comunicação independente do Brasil, é formado por seis empresas que trabalham de forma sinérgica e integrada, levando as campanhas de nossos clientes ainda mais longe. Dentre as empresas estão: OpusMúltipla (especializada em planejamento de comunicação integrada e na criação de propaganda), Brainbox (consultoria estratégica de marcas e design, com atuação em branding, packaging e retail), HouseCricket (empresa de comunicação dirigida com foco em engajamento), TailorMedia Inteligência de Mídia (especialista em regionalização de mídia), Senso Performance (especializada em mídia de performance) e D’OM (consultoria criativa especializada em soluções de marketing).
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