Centros comerciais são um dos ativos imobiliários mais atrativos em Portugal

Centro Comercial Portugueses em Alta

Os centros comerciais são um forte ponto de interesse para os investidores institucionais, que consideram este mercado uma boa aposta nos investimentos. A informação consta de um relatório divulgado pela imobiliária Cushman & Wakefield.

De acordo com Portugal – Centros Comerciais de setembro de 2017, o mercado português encontra-se entre os países da Europa com maior densidade de centros comerciais, registrando 280 metros quadrados de área bruta locável (ABL) por cada mil habitantes (um valor superior à média europeia que registra 239 metros quadrados).

Entre 2015 e 2017, as aberturas logísticas foram lideradas pelo Grupo Sonae. Na área da moda a Adidas, Calzedonia & Intimissimi, Seaside, Tiffosi e Lefties foram as marcas que mais expandiram. No setor da cosmética o Boticário, Kiko e NYX lideraram a procura no setor. Burguer King e Padaria Portuguesa destacaram-se na restauração.

Desde 2003, esta indústria já captou mais de 3,5 bilhões de euros, o equivalente a 30% do total de investimento imobiliário comercial direto em Portugal nesse período, e 64% do investimento foi feito por operadores internacionais. Já o investimento indireto no setor (através da compra de unidades de participação em fundos especificamente dedicados à detenção e gestão de centros comerciais) ronda os 1,5 mil milhões, segundo uma estimativa da imobiliária. Em média, o volume de investimento injetado anualmente no setor dos centros comerciais fica à volta dos 230 milhões de euros, sendo que 70% corresponde a capital estrangeiro.

Os fundos de investimento imobiliário são o investimento preferencial em centros comerciais, vindos maioritariamente dos Estados Unidos, Alemanha, Holanda e Reino Unido. Cerca de 900 milhões de euros vieram dos americanos da Blackstone, da alemã RREEF e dos britânicos Rockspring, desde 2003.

Leia a matéria completa no site da AICEP PORTUGAL GLOBAL.

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