Business Europe envia carta a autoridades da União Europeia para reforçar a importância do Acordo Mercosul-UE para a retomada econômica da UE

Logo_Mercosul_UE

No dia 18 de junho, o Presidente Pierre Gattaz e o Diretor-Geral Markus J. Beyrer do Business Europe, confederação de comércio da Europa que representa as federações nacionais de comércio de 35 países europeus, enviaram cartas para a Presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, à Chanceler Angela Merkel (Alemanha assume a presidência do Conselho da UE no 2º semestre de 2020) e ao Primeiro-Ministro Antônio Costa (Portugal assume a presidência do Conselho da UE no 1º semestre de 2021), reforçando a necessidade de garantir um desenvolvimento rápido na adoção e ratificação do tão aguardado acordo comercial entre o Mercosul e a UE, durante as vindouras presidências alemã e portuguesa do Conselho da UE.

O mercado do Mercosul, até o momento protegido por impostos de importação “extremamente elevados” que chegam a 35% para muitos bens de consumo, apresenta um imenso potencial inexplorado para empresas europeias e a diversificação de suas cadeias de valores. Uma vez que o acordo seja adotado, empresas europeias ficarão melhor colocadas para competirem e comercializarem os seus produtos e serviços de modo exitoso, à medida que o bloco sul-americano se empenhe com o seu processo de retomada econômica.

No atual contexto, no qual a pandemia do coronavírus resultou em uma queda significativa e quebra dos fluxos comerciais, bem como das cadeias de valor globais, acordos bilaterais são mais vitais do que nunca.

A crise colocou em sério perigo a viabilidade de milhares de empresas da União Europeia e mostrou o quão crucial o comércio aberto e a diversificação de fontes são para construir uma econômica resiliente e sustentável. O comércio internacional é um motor privilegiado para geração de empregos e crescimento, e o Tratado de Livre Comércio entre Mercosul e União Europeia tem um papel estratégico crucial a executar nos anos que vêm.

Traduzido e adaptado por:
Adriano Greco da Fonseca
Tradutor Público e Intérprete Comercial – idioma inglês
Jucepar Matrícula nº 07/001-T

Leia a matéria completa no site da Business Europe.EU (Notícia original em Inglês).

Adicionar a favoritos link permanente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *