Após EUA, é Portugal quem tem mais “estrelas em ascensão” na avaliação da Standard & Poor’s

Portugal e Standard & Poors

Standard & Poors aumenta rating de Portugal



Portugal tem quatro “estrelas em ascensão” na lista da Standard & Poor’s, sendo o segundo país em todo o mundo com o maior número de rising stars junto da agência de rating norte-americana. Com a melhoria do rating da República a levar consigo uma subida da notação de outros dois emitentes nacionais — a EDP já era uma rising stars.

Subir rating sem mudar outlook “é pouco habitual”, diz a agência Standard & Poor’s.

“Os emitentes portugueses são os segundos que mais contribuem para as estrelas em ascensão a nível global, com quatro estrelas, enquanto os EUA lideram com 14 estrelas”, referiu Diane Vazza, diretora do departamento de research de obrigações da S&P Global.

Em outubro, o número de estrelas em ascensão aumentou para 33 depois de mais cinco emitentes terem entrado na lista daquela agência, três dos quais estão baseados em Portugal. “Os três acréscimos de Portugal resultam da melhoria do rating não solicitado da República de Portugal de “BBB-” para “BB+”, argumenta a agência norte-americana. Foram eles o soberano, Portugal, e os bancos BPI e Santander Totta, que se juntaram à EDP na lista de rising stars.

Leia a matéria completa no site da ECO.PT ECONOMIA ONLINE.

Adicionar a favoritos link permanente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *