Temer pede a Lisboa que seja “voz do Brasil” nas negociações UE/Mercosul

Na opinião do Presidente Michel Temer Portugal “poderia ser a voz do Brasil perante a União Europeia com vista a formalizarmos o mais rapidamente possível este acordo entre o Mercosul e a União Europeia“.

O Presidente Michel Temer pediu nesta terça-feira, 1 de Novembro, a Portugal que seja “a voz do Brasil” na Europa nas negociações sobre o acordo de associação Mercosul-União Europeia, ao que o primeiro-ministro português respondeu que será “pelo menos advogado”.

“Conversamos sobre a prioridade que ambos os países atribuem às negociações entre o Mercosul e a União Europeia. Já há um bom período que Mercosul e União Europeia tentam formalizar este acordo”, disse Temer, em declarações aos jornalistas no final da XII cimeira luso-brasileira, com a presença do primeiro-ministro António Costa, que decorreu esta tarde em Brasília.

O primeiro-ministro português sublinhou que esta é uma área em que os interesses dos dois países coincidem, porque “quanto mais estreita for a relação entre a Europa e o Mercosul, mais estreita é a relação entre Portugal e o Brasil”.

Sobre o relacionamento bilateral, os dois governantes recordaram que a comissão permanente bilateral é o principal fórum responsável pelo acompanhamento da cooperação luso-brasileira e pela preparação das cimeiras, tendo instruído a comissão “a examinar formas de aprimorar o seu trabalho e ajustar as respectivas práticas aos objetivos e prioridades atuais da parceria”.

Leia mais no site oficial da AICEP.

Adicionar a favoritos link permanente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *