Sistema FIEP recebe comitiva de embaixadores da União Europeia

Sistema Fiep recebe comitiva de embaixadores da Uniao Europeia

O Sistema FIEP recebeu, no dia 03 de Maio de 2018, a delegação de embaixadores de 20 países europeus. Liderada pelo embaixador da União Europeia no Brasil, João Gomes Cravinho, a comitiva recebeu informações sobre o perfil econômico do Paraná e conheceu áreas em que o Estado têm maior potencial para parcerias. O grupo visitou, ainda, a Incubadora do Sistema FIEP, que seleciona e auxilia no desenvolvimento de empreendimentos inovadores.

O presidente do Sistema FIEP, Edson Campagnolo, destacou a importância do diálogo direto com os embaixadores como forma de facilitar a identificação de áreas em que Paraná e os países europeus podem ampliar a cooperação. Além disso, fez questão de transmitir a mensagem de que o Brasil está lutando para superar suas dificuldades e tem tudo para recuperar a credibilidade no cenário internacional. “Apesar da turbulência que ainda está instalada em nosso país, e que vem sendo traumática, o Brasil e especialmente o Paraná têm grandes oportunidades de parceria com a União Europeia”, afirmou. “Percebemos algumas preocupações em relação à segurança jurídica do país, mas tenho fé que vamos transitar bem pelas eleições e, passado isso, o Paraná vai receber novos investimentos”, completou.

Para Cravinho, a visita da comitiva ao Paraná tem sido importante para conhecer melhor as áreas em que o Estado se destaca. “Pudemos identificar algumas áreas prioritárias para projetarmos o futuro da relação União Europeia-Paraná”, disse, citando questões como sustentabilidade, inovações tecnológicas e investimentos em infraestrutura. “É um conjunto de áreas que nos abrem boas perspectivas para uma intensificação de relacionamento para o futuro. E se conseguirmos conjugar isso com o acordo União Europeia-Mercosul, sendo que o Paraná é um Estado no centro geográfico do Mercosul e com uma diversidade econômica muito grande, todos sairemos vencedores”, declarou, referindo-se às negociações entre os dois blocos econômicos, que estão próximos de fechar um acordo comercial após quase duas décadas de impasses.

No encontro, estiveram presentes embaixadores ou representantes do corpo diplomático dos seguintes países: Alemanha, Áustria, Bélgica, Bulgária, Chipre, Croácia, Dinamarca, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, Finlândia, Grécia, Irlanda, Itália, Lituânia, Luxemburgo, Polônia, Reino Unido, Romênia e Suécia. Também participaram presidentes de outras instituições que compõem o G7, grupo das principais entidades representativas do setor produtivo paranaense.

Leia a matéria completa no site da Agência de Notícias do Sistema FIEP.

Adicionar a favoritos link permanente.

Deixe um comentário