Secretário de Estado das Comunidades está no Reino Unido para reforçar cooperação consular

Jose Luis Carneiro

Foto: Diáspora Lusa



José Luís Carneiro vai passar por Manchester, Wrexham e Glasgow. No País de Gales, assinará o primeiro protocolo de cooperação com um município britânico.
O secretário de Estado das Comunidades Portugueses começa hoje uma visita de trabalho ao Reino Unido, tendo como pano de fundo o reforço da cooperação consular, cultural, social e empresarial.

Segundo uma nota oficial, José Luís Carneiro estará no Reino Unido com passagens por Manchester (Inglaterra), Wrexham (País de Gales), onde assinará o primeiro protocolo de cooperação com um município da Grã-Bretanha, e Glasgow (Escócia).

O Ministério dos Negócios Estrangeiros português salienta na mesma nota que, além do reforço da cooperação, a visita pretende contribuir para “uma maior satisfação das necessidades das comunidades portuguesas” naquelas regiões.

O executivo português lembra que, entre 2016 e 2017, a Secretaria de Estado das Comunidades Portuguesas impulsionou a assinatura de quatro protocolos de cooperação com municípios de França (Cenon, Soufflenheim e Pontault-Combault) e da Alemanha (Osnabrück).

Na deslocação a Manchester, José Luís Carneiro visitará o consulado geral de Portugal naquela cidade e irá contactar com elementos da comunidade portuguesa, estando também prevista uma deslocação à catedral de cidade, para conhecer o resultado de um projeto desenvolvido entre o Conselho Diretivo local, a artista plástica portuguesa Cristina Rodrigues e o município de Castelo Branco.

A colaboração, explica-se no comunicado, resultou na produção de quatro frentes de altar de grande dimensão bordadas nas oficinas de Castelo Branco para aquela catedral, uma vez que o projeto visou dar uma nova utilização ao bordado tradicional daquela cidade portuguesa.

Em Glasgow, naquela que será a sua primeira visita à Escócia, o governante tem reservados contactos com elementos da comunidade portuguesa ali residentes e visitará, ainda, no hospital, uma família portuguesa afetada por um acidente de viação numa estrada escocesa, em dezembro.

Leia a matéria completa no site da PORT.COM.

Adicionar a favoritos link permanente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *