Parque Tecnológico de Itaipú é núcleo de desenvolvimento para o Brasil

Projeto carro eletrico Mob-i PTI

A foto acima destaca o carro elétrico Twizy de uso compartilhado pelos funcionários da Itaipu, o qual o ministro do MCTI teve a oportunidade de testar, gerenciados e monitorados pelo projeto Mob-i, que é o projeto desenvolvido pelo Parque Tecnológico Itaipú PTI em parceria com o Centro de Excelência e Inovação para a Indústria Automóvel (CEIIA) de Portugal.

Durante a sua visita ao Parque Tecnológico Itaipu (PTI) em Foz do Iguaçu (PR), localizado nas instalações da usina de Itaipu, o ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicação, Gilberto Kassab, conheceu os centros de pesquisa e os laboratórios do PTI. Após isso, ele afirmou que o PTI é fundamental para o desenvolvimento não só da região Oeste do Paraná, mas de todo o Brasil, sinalizando a possibilidade de intensificar as parcerias entre o MCTIC e o parque tecnológico.

Durante a visita, Kassab conheceu as iniciativas do PTI voltados ao desenvolvimento da região. Entre eles, os programas de Educação e Extensão, o Centro Internacional de Hidroinformática (CIH), a Incubadora Santos Dumont, o programa Oeste em Desenvolvimento e o modelo de turismo sustentável do Complexo Turístico Itaipu (CTI).

O diretor superintendente do parque, Juan Carlos Sotuyo, aproveitou para pleitear recursos para a criação do Instituto Nacional das Águas, projeto que chegou a ter um acordo de cooperação assinado com o ministério em 2010, mas que não teve seguimento. O objetivo do Instituto é promover a cultura da água, em sua dimensão vital e social, e o desenvolvimento científico e tecnológico em temas ligados aos recursos hídricos, articulando, fomentando e executando estudos, pesquisas e desenvolvimento de soluções. “É um projeto que já tem alguns anos e estava sem dar encaminhamentos. Esperamos que em curto espaço de tempo tenhamos o Instituto Nacional das Águas no PTI”, disse Sotuyo.

Leia a matéria completa no site do MINISTÉRIO CIÊNCIA, TECNOLOCIA , INOVAÇÕES E COMUNICAÇÕES – MCTI.

Adicionar a favoritos link permanente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *