O filme “Luso” conta a história do herói “Peter Francisco” que combateu ao lado de George Washington



O filme contará a história verdadeira de Pedro Francisco Machado, nascido em 1760 em Porto Judeu, nos Açores, de onde foi raptado aos cinco anos quando brincava com a irmã e levado para o estado da Virginia, nos Estados Unidos, onde seria abandonado sozinho e sem falar inglês.

Aos 16 anos, alistou-se no 10º regimento da Virginia para lutar na Guerra Revolucionária e tornou-se notório pela sua estatura e bravura como soldado, sendo fundamental em grandes batalhas como Camden em 1780 e Guilford Courthouse em 1781.

Com o nome adaptado para Peter Francisco, recebeu do General Lafayette a alcunha de Luso, por ser proveniente da região outrora conhecida como Lusitânia.

George Washington, o primeiro presidente norte-americano, disse que sem Peter Francisco os Estados Unidos poderiam ter perdido a guerra da revolução contra os britânicos, uma citação inscrita no monumento erigido em honra do português em New Bedford, Massachussetts. “É verdadeiramente um exército de um homem só”, disse o presidente, que mandara fazer uma espada de 1,80m de propósito para ele.

Assista o trailer de pré-lançamento abaixo:



Há vários outros monumentos em sua honra na Carolina do Norte, Nova Jersey, Rhode Island e Virginia, e em 1976 foi emitido um selo na coleção bicentenária dos EUA com a cara de Peter Francisco, um “soldado extraordinário”.

O ator Brian Patrick Wade, que vai interpretar o herói ficou “impressionado” com a cultura e história de Portugal, que visitou várias vezes para se preparar para o papel.

“Apaixonei-me pela história e por este personagem e embarquei numa viagem de aprendizagem sobre a cultura portuguesa e a sua herança”, disse à Lusa o ator norte-americano, conhecido pelas séries Generation Kill, Teen Wolf e Agents of S.H.I.E.L.D. “Este é um papel importante não apenas na cultura e história americanas, mas também portuguesas”, sublinhou.

Para interpretar Peter Francisco no filme independente, Brian Patrick Wade vai ganhar algum peso, já que uma das características mais notórias do herói português era a sua estatura impressionante, 1,98m e 118 quilos.

“Serei um gigante de Hollywood, não um gigante da vida real”, notou o ator, de 41 anos, que tem a mesma altura que o soldado da guerra revolucionária que viveu entre 1760 e 1831.

Leia a matéria completa no site do DN – Diário de Notícias.PT.

Adicionar a favoritos link permanente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *