Portugal aumentou em 10,6% o volume de exportação de vinho para o Brasil em 2024, face a 2023, atingindo um volume comercializado da ordem dos 28,6 milhões de litros, enquanto o preço médio caiu 2,8%, segundo informações do Ministro da Agricultura e Pescas.
O valor total comercializado atingiu os seus 85,9 milhões de euros, o que representa um preço médio de três euros por litro.
O ministro justificou este aumento da exportação com a “grande força que tem sido feita para diminuir os obstáculos existentes” junto do Governo do Brasil e, nesse sentido, foi assinado um protocolo “para reforço da cooperação” e “troca de técnicos” entre os dois países.
Depois da assinatura, que decorreu na XIV Cimeira Luso-Brasileira, em 19 e 20 de fevereiro, os dois países têm 30 dias para “identificar pontos focais para, havendo alguma dificuldade ou obstáculo, isso ser resolvido ou removido”.
Os cinco países no topo do mercado em volume de exportações dos vinhos Portugueses são: Angola, França, Brasil, Espanha e Estados Unidos da América (EUA).
O Brasil representa o terceiro maior importador de vinhos de Portugal, ficando atrás somente do Chile (em primeiro lugar) e da Argentina (em segundo).
Leia a matéria completa no site Observador.pt.
Selecione o tópico de interesse:
Receba nossos Boletins
Fomente Negócios
Pesquisar no site por:
Dados de Contato:
Telefone: +(41) 3027-6565
Telefone: +(41) 3339-7471
E-mail: secretaria@ccbp-pr.org.br
E-mail: info@ccbp-pr.org.br