O Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) assinou nesta sexta-feira (11), no Show Rural, em Cascavel, cerca de 30 contratos de financiamento e de repasse via incentivos fiscais. O montante de recursos soma aproximadamente R$ 350 milhões.
Entre os contratos estão o da C.Vale, de Palotina, para financiamento de uma unidade de esmagamento de soja; e da Avenorte, de Cianorte, para construção de uma nova subestação de energia.
As assinaturas firmam o compromisso em investimentos a cooperativas, empresas, produtores rurais com projetos de modernização e expansão de atividades agroindustriais, melhorias em estrutura de fazendas de produção agrícola, irrigação, armazenagem, logística, geração e transmissão de energia, no Paraná e Mato Grosso do Sul.
Além disso, o BRDE fez o repasse de recursos internacionais da CAF (Banco de Desenvolvimento da América Latina) para a SICREDI Central PR/SP/RJ, para financiamento aos associados empreendedores rurais e urbanos das cooperativas filiadas da Central no Paraná.
Também foi acrescentada nos termos de assinatura a abertura de crédito para projetos de mobilidade urbana e energia para a cidade de Cascavel, na ordem de R$ 100 milhões.
“O BRDE vai se transformar no maior banco de fomento do País. A capacidade de investimentos aumenta a cada dia, com novos recursos para financiamento a agricultores, indústrias e cooperativas”, afirmou o vice-governador Darci Piana, que participou do evento.
O presidente do BRDE, Wilson Bley Lipski, destacou que, por determinação do governador Carlos Massa Ratinho Junior, o banco mudou a postura a fim de atingir o maior número de clientes e pulverizar recursos.
“Não deixamos de fazer aquilo que a sociedade esperava, que é distribuir esses recursos. As parcerias das cooperativas de crédito nos ajudam a atender e levar esse recursos para pequenos, médios e grandes produtores, o que faz a diferença nesse trabalho”, afirmou Bley Lipski. “Essas operações contribuem para o desenvolvimento econômico e geração de empregos no Paraná”.
Leia a matéria completa no site da AEN – Agência de Notícias do Paraná.