Brasil e Portugal precisam trabalhar muito para obterem sinergias culturais e econômicas

O embaixador português em Brasília, Jorge Cabral, considerou que ainda há um grande desconhecimento cultural e econômico entre portugueses e brasileiros, e que há “um grande trabalho a fazer”.

“Não podemos partir do pressuposto de que a relação é um dado adquirido, há um grande trabalho a fazer, há um grande desconhecimento recíproco”, alertou o diplomata, que chegou há três meses a Brasília, durante uma audição pela comissão parlamentar de Negócios Estrangeiros e Comunidades Portuguesas.

O embaixador assinalou ainda o “aumento exponencial de brasileiros que requerem a nacionalidade portuguesa” — só em São Paulo, houve mais de 800 pedidos por mês no ano passado, exemplificou. “É um fenómeno, Portugal está bastante na moda, é um país interessante, atrativo, com cultura e história”.

Sobre o relacionamento bilateral, o embaixador assinalou que a cimeira Portugal-Brasil ocorrida em Brasília em Novembro de 2016 teve um bom resultado. Questionado sobre oportunidades de investimento no Brasil por parte de empresários portugueses, Jorge Cabral apontou os setores das novas energias, nomeadamente a área da mobilidade elétrica, bem como a construção, comunicações, telecomunicações, turismo e agricultura.

Leia a matéria completa no site OBSERVADOR.PT.

Adicionar a favoritos link permanente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *