
Foto: Sérgio Mendonça
Com potencial em diversas frentes do turismo, o Paraná conta com opções, nichos e segmentos que agradam a todos os gostos. No sábado passado (25/01/2025), o Parque Estadual de Vila Velha, em Ponta Grossa, foi palco de uma experiência ligada ao Astroturismo – segmento que trabalha com a observação do céu, atraindo turistas e entusiastas da astronomia. O parque promove mais uma edição da Caminhada Noturna, que desta vez coincidiu com um raro fenômeno natural onde seis planetas estavam visíveis no céu, proporcionando aos visitantes uma visão fascinante do cosmos.
O evento astronômico teve Marte, Júpiter, Vênus, Saturno, Urano e Netuno visíveis. Desses, quatro planetas (Marte, Júpiter, Vênus e Saturno) puderam ser observados a olho nu, enquanto Urano e Netuno exigiram o uso de telescópios para apreciação. A Caminhada Noturna é uma boa oportunidade aos amantes da atividade, que tiveram a oportunidade de acompanhar o fenômeno em meio às formações rochosas de Vila Velha.

Foto: Sérgio Mendonça
Para o secretário estadual do Turismo, Márcio Nunes, atividades e programações de nicho podem, muitas vezes, atrair visitantes. “O turismo é feito dessa forma, com grandes segmentos que englobam muitas vertentes, mas também nichos e recortes que têm a sua importância, porque atraem visitantes, efetivamente motivados por aquele evento ou atividade”, disse.
“Isso é relevante, porque mostra como o Paraná é rico em opções e segmentos, proporcionando variedade aos visitantes. Toda movimentação de turistas é importante, porque o setor é um grande gerador de renda, emprego e qualidade de vida”, completou o secretário.
Acesse aqui e acompanhe as próximas edições da Caminhada Noturna e outras atividades turísticas promovidas no Parque de Vila Velha.
Leia a matéria completa no site da AEN – Agência de Notícias do Paraná.