A região do Baixo Alentejo conquista título de “Cidade Européia do Vinho 2026”

Baixo_Alentejo_640

O Baixo Alentejo conquistou o prestigiado título de Cidade Européia do Vinho 2026, uma distinção que reconhece a tradição milenar e a excelência da produção vitivinícola na região. A candidatura vitoriosa abrange 13 cidades, nomeadamente: Aljustrel, Almodôvar, Alvito, Barrancos, Beja, Castro Verde, Cuba, Ferreira do Alentejo, Mértola, Moura, Ourique, Serpa e Vidigueira.

Com raízes que remontam há mais de dois mil anos, o Baixo Alentejo destaca-se pela produção do tradicional vinho de talha, elaborado ainda hoje com os métodos ancestrais herdados do período romano. Em 2026, a região será promovida como um dos grandes destinos enoturísticos da Europa, combinando tradição, autenticidade e projeção internacional.

A programação da Cidade Européia do Vinho 2026 será estruturada em seis eixos temáticos: Artes, Patrimônio, Saúde, Rua, Ciência e Esporte, e prevê mais de 20 atividades ao longo do ano, sendo pelo menos três com impacto internacional.

A proposta tem como objetivo dinamizar o setor do vinho, valorizar a identidade cultural do Baixo Alentejo e atrair mais visitantes ao território, fortalecendo a sua visibilidade em mercados externos.

“A conquista deste título é um reconhecimento ao compromisso do Alentejo com a preservação da sua herança vitivinícola e cultural. Esta distinção é também uma oportunidade de consolidar a região como referência internacional no enoturismo, promovendo não apenas os nossos vinhos, mas também o nosso território, tradições e o estilo de vida único. Estamos preparados para receber o mundo e mostrar o que temos de melhor”, afirma José Manuel Santos, presidente do Turismo do Alentejo.

Alentejo é a maior região do país. Privilegiando um lifestyle tranqüilo em que a experiência de viver bem dá o tom, conta com belas praias intocadas e cidades repletas de atrações ímpares, como castelos e monumentos históricos. Detentor de quatro títulos da Unesco e diversos outros prêmios e reconhecimentos internacionais no setor do turismo, o Alentejo oferece opções para todos os tipos de viajantes.

Leia a matéria completa no site do Mundo Lusíada.

Adicionar a favoritos link permanente.

Deixe um comentário