Para renovar os laços com a comunidade internacional de Curitiba, o prefeito Rafael Greca recebeu várias representações diplomáticas da cidade na tarde de quinta-feira (23/5/19), no Palácio 29 de Março, sede da Prefeitura. “A cidade de Curitiba prioriza as suas relações internacionais, é a cidade de todas as gentes, desde o século 19 a formação de Curitiba se deu como um portal para todas as imigrações”, disse.
Greca também agradeceu as parcerias internacionais feitas durante sua gestão e destacou algumas: mobilidade urbana com a França; projeto de energias limpas com a Alemanha; encontro do grupo BRICS com o consulado da Rússia; cooperação técnica em resíduos sólidos com a Argentina; comemorações dos 110 anos de imigração nipônica com Japão; bolsas de idiomas com Espanha, França, Itália e Alemanha; revitalização do Bosque Gomm com Inglaterra; projeto de agricultura urbana com a Suécia; projeto Mia Cara Curitiba com a Itália; Congresso de Tango de Curitiba com a Argentina; consultoria de smart city com a Bélgica; e a posse dos cônsules da Espanha e da Tanzânia no Memorial de Curitiba.
O prefeito falou sobre a importância do programa Embaixadores do Futuro, em que crianças das escolas municipais participam de atividades em consulados, palestras e visitas a museus e memoriais das nações e etnias que formaram a cidade. “Nós despertamos nas nossas crianças a ideia da representação diplomática, da dimensão do mundo e da compreensão internacional.”
Greca fez um convite a todos para participarem dos eventos da cidade e colocou à disposição os espaços culturais, como o Cine Passeio, um lugar moderno e aconchegante para encontros internacionais e mostras de cinema.
Curitiba tem 39 representações consulares. Em 1951, para celebrar a irmandade entre as nações presentes na cidade, foi criada a Sociedade do Corpo Consular, que realiza atividades de cunho social.
Leia a matéria completa no site da Agência de Notícias da Prefeitura de Curitiba.