Portos do Paraná prepara Corredor Leste para exportação de granéis vegetais em 2023

Exportacao_PortosPanara_640

Foto: Claudio Neves / Portos do Paraná



O Corredor de Exportação Leste do Porto de Paranaguá (Corex) está em manutenção. Enquanto a nova safra de soja ainda se desenvolve no campo, o porto, na outra ponta da cadeia logística, realiza os ajustes e melhorias na estrutura e no sistema operacional para atender a demanda de escoamento do grão que deve se intensificar a partir de março.

“Os serviços são fundamentais a fim de assegurar condições adequadas para atingir metas de volume de produtos embarcados, garantir a performance dos equipamentos, custos operacionais e produtividade, reduzir as paradas não programadas durante o ano”, afirma o diretor-presidente da Portos do Paraná, Luiz Fernando Garcia.

As intervenções de manutenção eletromecânica em parada programada ocorrem todos os anos. O diretor de engenharia de manutenção da empresa pública, Victor Kengo, explica que o planejamento para a próxima parada anual programada de manutenção do corredor inicia assim que o serviços deste ano terminarem.

Segundo ele, com essas informações, em conjunto com a Diretoria de Operação, é definido o cronograma de parada dos três berços de atracação do Corex. “Dessa forma, enquanto a manutenção é realizada nas linhas correspondentes a um determinado berço, os outros dois permanecem operando normalmente, de forma a não ser necessário a paralisação total da operação dos graneis de exportação”, afirma.

Neste ano, a manutenção começou no dia 24 de outubro, com paralisação no berço 212, onde todos os serviços já foram finalizados e o espaço, liberado. Atualmente, são os equipamentos do berço 213, que passam por essa revisão periódica. A previsão é que encerre até o próximo dia 22. Logo em seguida, no dia 23, está previsto o início da manutenção no berço 214. Todos os serviços devem terminar até o final de janeiro.

Leia a matéria completa no site da AEN – Agência de Notícias do Paraná.

Adicionar a favoritos link permanente.

Deixe um comentário