Museu Paranaense (MUPA) comemora 145 anos com programação especial

Mupa_Main

Museu Paranaense (MUPA) completa 145 anos – (Foto: Kraw Penas/SECC)



Uma das instituições culturais mais importantes do Paraná e o terceiro mais antigo do Brasil, o Museu Paranaense (MUPA) completa 145 anos neste mês de setembro. É quase um centenário e meio de intensa pesquisa científica, cuidado, conservação e formação de um acervo que hoje possui aproximadamente 800 mil itens, constituindo um dos mais importantes da América Latina.

Ao longo de sua história, o Museu Paranaense já passou por diversas transformações: de instituição privada para pública; foi formado por áreas como geologia, mineralogia, botânica e paleontologia, e mudou de sede sete vezes.

Apesar de todas essas mudanças, sempre manteve seu compromisso em comunicar aos visitantes a diversidade e a riqueza dos povos, fauna e flora, bem como a história paranaense e brasileira. Atualmente, além dos eixos temáticos História, Arqueologia e Antropologia, o MUPA abre espaço para outras narrativas, criando conexão entre as ciências e a arte.

Em comemoração à data, o museu preparou uma programação ampla e diversificada para o público de todas as idades.

MUPA_2

Confira a agenda:

  • Lançamento do Web Aplicativo do Jardim do Museu Paranaense que é formada por um conjunto florístico e entomológico de grande interesse dos visitantes. O Web App será uma ferramenta para promoção da preservação das espécies vegetais e de insetos e contribuirá para uma experiência mais efetiva com a natureza. Lançamento dia 25 de setembro no site e redes sociais do museu.
  • Palestras sobre representatividade negra em museus etnográficos e históricos. A primeira mesa-redonda será realizada no dia 30 de setembro às 19h, enquanto a segunda mesa-redonda para discutir o tema será realizada em Outubro com data a ser divulgada posteriormente.
  • Visitas mediadas à exposição Ephemera/Perpétua serão realizadas entre os dias 20 a 30 de setembro, o público é convidado a conhecer mais de perto a história do Museu Paranaense, seu acervo e pesquisadores históricos, em visitas acompanhadas.
  • Apresentação do Quinteto de Sopro da Orquestra Sinfônica do Paraná no jardim do Mupa, que ocorrerá ao longo do mês de outubro.

Leia a matéria completa no site da AEN – Agência de Notícias do Paraná.

Adicionar a favoritos link permanente.

Deixe um comentário