Instituto de Soldadura e Qualidade (ISQ) desenvolve projetos para uma agricultura inteligente em Portugal

PLantacao trigo alentejo portugal

Foto: Wikimedia Foundation



O Instituto de Soldadura e Qualidade (ISQ) está a desenvolver diversos projetos e soluções para fomentar a agricultura inteligente em Portugal. Um desses projetos é o ‘InteliCROP – ESA SMALL ARTES’, em que o ISQ tem soluções que visam fornecer recursos e serviços tecnológicos de apoio à decisão para uma agricultura sustentável e inteligente, ajudando a elaborar ações preventivas contra problemas fitossanitários.

“O setor agrícola enfrenta vários desafios relacionados com a crescente variabilidade das condições climáticas, diretamente associada à dinâmica do crescimento das culturas, saúde vegetal, doenças e influxos de pragas”, sublinha um comunicado do ISQ.

“Com a plataforma integrada ‘InteliCROP, “é possível potenciar as capacidades dos métodos de observação da Terra e métodos de inteligência artificial, o que vem permitir identificar padrões e correlações em dados agro-climáticos específicos para mapeamento de ocorrências na agricultura”, declara o presidente da ISQ Pedro Matias.

De acordo com o referido comunicado, “esta solução destina-se a agricultores, técnicos agrícolas, cooperativas ou associações e direções regionais, não descartando consultores, institutos de pesquisa ou mesmo companhias de seguros”.

Além da InteliCROP o ISQ está desenvolvendo diversos outros projetos para apoiar e auxiliar a agricultura de Portugal a ser mais sustentáveis e inteligentes, como por exemplos os projetos “MAIS Tec” e “SmartGreenHouse”.

Leia a matéria completa no site da AICEP – Portugal Global.

Adicionar a favoritos link permanente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *