
Biopark-Paraná / Foto: Biopark
O Paraná tem dois ambientes de inovação entre os 15 finalistas do Prêmio de Empreendedorismo Inovador 2025, da Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec). O Parque Científico e Tecnológico de Biociências (Biopark) concorre como Hub de Inovação, e o Centro Incubador Tecnológico (CIT), vinculado à Fundação para o Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Fundetec), está na categoria Incubadora de Empresas. Eles estão localizados em Toledo e Cascavel, no Oeste do Estado.
Ambos os finalistas também são credenciados no Governo do Estado, por meio do Sistema de Ambientes Promotores de Inovação (Separtec), ligado à Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti). As duas instituições reforçam o protagonismo do Paraná no cenário nacional de inovação, com modelos que transformam conhecimento em resultados e geram impacto socioeconômico regional.
A premiação da Anprotec tem como objetivo reconhecer as melhores práticas desenvolvidas por ecossistemas de inovação em todo o Brasil, com destaque para iniciativas que impulsionam o empreendedorismo e a conexão entre startups, empresas e instituições de pesquisa científica e tecnológica. A votação para definir os vencedores é exclusiva para os 420 associados da Anprotec. Além de critérios técnicos, o engajamento dos cases dos finalistas nas redes sociais da associação será revertido em pontos extras na avaliação.
O Paraná conta, atualmente, com 54 ambientes de inovação associados à Anprotec. Ao todo, são 489 ambientes de inovação credenciados pelo Separtec em sete cidades da Região Metropolitana de Curitiba e em 57 municípios do Interior do Estado, incluindo o Biopark e a Fundetec.
O Biopark vem se consolidando como um hub de inovação, conectando empresas, pesquisadores e empreendedores para impulsionar pesquisa e desenvolvimento de soluções tecnológicas. A Fundetec mantém excelência em incubação de negócios tecnológicos, com processos que abrangem desde a pré-incubação até a atração de investimentos.
Leia a matéria completa no site da AEN – Agência de Notícias do Paraná.

