O projeto BlueWays nasce com o objetivo de valorizar e promover os Percursos Azuis do Alto Minho, conjugando as valências mar, rio e natureza, de forma a atrair turistas nacionais e internacionais à região.
O projeto é liderado pela Comunidade Intermunicipal do Alto Minho e tem como base um conjunto de ações de valorização e promoção das atividades de turismo náutico sustentável, complementando as atividades de rio com outras de mar e natureza. Segundo Cecília Marques, representante da CIM, “é um projeto a várias mãos, que envolve atores públicos, privados e associativos do Alto Minho”, que “pretende mostrar a riqueza do nosso território, fomentando o crescimento do turismo de natureza na nossa região”.
O Blueways espera criar uma melhor oferta, orientada para diferentes públicos-alvo da estratégia de valorização ecoturística da região. Cofinanciado pelo PO Norte 2020, o projeto quer mostrar como uma família pode, por exemplo, descobrir Melgaço ao longo de uma semana e realizar uma caminhada com uma empresa local, fazer rafting no Rio Minho, deslocar-se a Caminha e realizar a descida do Rio Couro em kayak, ou fazer um passeio a cavalo.
De Arcos de Valdevez, Caminha, Melgaço, Monção, Paredes de Coura, Ponte da Barca, Ponte de Lima, Valença, Viana do Castelo até Vila Nova de Cerveira, o BlueWays inicia este mês com diversas atividades em meio aquático. Decorre até Outubro com eventos e atividades como bodyboard, canoagem, canyoning, kitesurf, passeios de barco, rafting, SUP, surf, windsurf e hidrospeed, que surgem associados a serviços complementares como observação de fauna e flora, passeios de todo o terreno, entre outras possibilidades.
Leia a matéria completa no site da AICEP Portugal Global.