Prefeito de Curitiba entrega escultura em homenagem ao cônsul português que salvou 30 mil vidas durante a 2ª Guerra

EstatuaAristidesMendes

Foto: José Fernando Ogura/SMCS



A história de coragem e ousadia de um único homem que salvou 30 mil vidas durante a Segunda Guerra Mundial ganhou lugar no Memorial de Curitiba, no Largo da Ordem, para inspirar curitibanos e visitantes a cultivarem valores de humanidade.

O prefeito Rafael Greca inaugurou, na manhã desta quinta-feira (23/11), uma escultura em homenagem ao cônsul português Aristides de Sousa Mendes (1885-1954), nascido na cidade portuguesa de Carregal do Sal, com a qual a capital paranaense tem um Acordo de Cooperação Cultural e Inovação.

“Ao tomar conhecimento dessa história tão linda, tão plena de humanidade, achei que ficaria bem a memória desse homem, Aristides de Souza Mendes, no Memorial de Curitiba. Que se espalhem, por todos os cantos do mundo, o seu exemplo de humanidade e de um bem que reverbera para a eternidade”, festejou o prefeito Rafael Greca ao entregar a escultura à capital.

CCBP_InauEstAristides

Na foto, à esquerda o Vice-Cônsul de Portugal em Curitiba, Dr. André Bandeira, e à direita o Vice-Presidente da Câmara de Comércio Brasil Portugal Paraná, Adriano Greco Fonseca.



Trata-se de um baixo relevo em bronze feito com base na medalha com o rosto de Mendes que Greca recebeu de Catalino em março deste ano, em cerimônia no Salão Nobre da Prefeitura. Confeccionada pelo escultor Rafael Sartori, a obra de arte foi descerrada ao lado do alcaide de Carregal do Sal, Paulo Catalino.

Greca explicou que a escolha do Memorial de Curitiba foi intencional para abrigar a mais nova obra de arte da cidade.

Repleto de simbolismos, o Memorial – que foi um dos presentes à população nos 300 anos da cidade, na primeira gestão de Greca à frente do Poder Executivo municipal – abriga intervenções artísticas como o rio de pinhas e pinhões, que representam as águas fluviais que se cruzam pela cidade e ajudam as sementes a brotar.

“Também evocam o curso do rio da História, que flui desde o passado em direção ao futuro e tem o condão de dar esperança para que tristezas não se repitam e que alegrias se multipliquem”, destacou o prefeito curitibano.

Já o prefeito da cidade lusitana destacou a importância de Curitiba receber de braços abertos a história do cônsul português e render homenagens ao homem que realizou o que é considerada uma das maiores ações de salvamento empreendidas individualmente.

“Agradeço ao prefeito e amigo Rafael Greca não só os laços que unem as duas cidades, como também a inauguração deste monumento ao nosso grande humanista. Que ele inspire em todos nós a coragem e determinação para criar nos nossos jovens os valores que a humanidade precisa”, disse o prefeito Catalino.

Assim como Curitiba, Carregal do Sal é uma cidade ligada à Associação Internacional das Cidades Educadoras (AICE), com sede em Barcelona. A secretária convidou o prefeito a participar do Congresso Internacional das Cidades Educadoras, que será realizado em Curitiba de 21 a 24 de maio do próximo ano.

Acompanharam a inaguração da escultura de Aristides de Sousa Mendes no Memorial de Curitiba: o vereador Mauro Bobato; o secretário municipal de Planejamento, Finanças e Orçamento, Cristiano Hotz; a secretária municipal de Comunicação, Cinthia Genguini; a presidente da Fundação Cultural de Curitiba (FCC), Ana Cristina de Castro; a presidente do Instituto Municipal de Turismo (IMT), Tatiana Turra; o presidente da Cohab, José Lupion Neto; o assessor de articulações políticas Lucas Navarro; a assessora de gabinete Cibele Fernandes Dias; o controlador geral do município, Daniel Conde Falcão; a chefe do Escritório de Representação do Ministério de Relações Exteriores no Paraná (Erepar) e representante do Itamaraty no Paraná, embaixadora Lígia Scherer; o cônsul de Portugal em Curitiba, André Bandeira; o cônsul da Argentina Eduardo Alfredo Leone; o presidente da Federação Israelita do Paraná, Alexandre Knopfholz; o presidente da B’nai B’rith de Curitiba, Szyja Lorber; o presidente do Conselho Deliberativo Kehilá, Sidney Axelrud; a presidente da Associação Portuguesa 1º de Dezembro, Júlia Dorigan; o presidente do Centro Israelita do Paraná, David Chaim; o presidente do Instituto Cultural Judaico Bernardo Schulman, Antônio Carlos Coelho; a presidente da Escola Israelita Brasileira Salomão Guelmann, Carina Cohen Grynbaum; a embaixatriz da Ucrânia em Curitiba, Fabiana Tronenko; a assessora de Carregal do Sal, Margarida Pinto; as irmãs da Irmandade Evangélica de Maria, Irmã Adola e Irmã Nechama; o coordenador Geral do Museu do Holocausto em Curitiba, Carlos Henrique Reiss; o vice-presidente da Federação Israelita do Paraná, Isac Baril; o presidente do Instituto de Relações Internacionais do Paraná, Maristela Parigot; e vice-presidente da Câmara de Comércio Brasil Portugal Paraná e do Instituto de Relações Internacionais do Paraná, Adriano Greco Fonseca. O evento contou com a apresentação do duo de músicas portuguesas Bacalhau com Notas.

Leia a matéria completa no site da Prefeitura Municipal de Curitiba.

Adicionar a favoritos link permanente.

Deixe um comentário