Paraná TIC 2017 fortalece e projeta ecossistema de tecnologia do estado

paranatic logo

Cenários, tendências e perspectivas de crescimento e desenvolvimento do setor de tecnologia da informação e comunicação no estado do Paraná foram temas abordados por especialistas nacionais e internacionais, durante a 6ª edição do Paraná TIC. O evento aconteceu entre os dias 26 e 28 de julho, no Parque Tecnológico Itaipu (PTI), em Foz do Iguaçu.

O evento é uma iniciativa da Associação das Empresas de Tecnologia da Informação, Software e Internet no Paraná (Assespro-PR), com apoio do PTI, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e Secretaria de Ciência e Tecnologia do Estado (SETI).

A abertura do evento contou com a presença de mais de quatrocentas pessoas entre autoridades do setor de tecnologia, desenvolvedores, pesquisadores, estudantes, representantes de governos e da iniciativa privada. Na cerimônia, o tema de consenso entre líderes e autoridades presentes foi a necessidade da união de esforços entre governos, entidades públicas e empresas privadas para fortalecer o ecossistema de tecnologia do Paraná.

Para o gerente de Tecnologia da Informação e Comunicação do PTI, Carlos Araujo, trazer o evento para a região estimula e fortalece a área de TIC no oeste paranaense. “O Paraná TIC apresenta as tendências, novas plataformas e casos de sucesso, consolidando-se como um dos principais eventos de tecnologia do estado. A parceria do PTI permitiu trazer o evento para a região oeste, tornando-se uma oportunidade para a participação de todas as empresas locais e das instituições que apoiam empreendimentos e projetos de tecnologia da informação, como o APL Iguassu – IT”, avalia Araujo.

A próxima edição do evento, agendada para agosto de 2018, também deverá ser realizada no Parque. “Junto ao APL, buscamos consolidar a área de TIC neste território, aprimorando o desenvolvimento das empresas existentes e incentivando a criação de novas, uma vez que existe um grande mercado a ser explorado”, destacou o gestor.

O PTI integrou um dos painéis do evento e discutiu a possibilidade de interligação dos Pontos de Troca de Tráfego (PTT) de internet de Foz de Iguaçu (Brasil) e de Assunção (Paraguai). O projeto, se viabilizado, trará redução de custos para o tráfego de internet na fronteira.

Leia a matéria completa no site do PTI – Parque Tecnológico Itaipú.

Adicionar a favoritos link permanente.

Deixe um comentário