O ministro Marcos Pereira mencionou que o cenário nunca esteve tão positivo para a conclusão do acordo de livre comércio entre Mercosul e União Europeia. “Num momento em que o mundo parece se voltar a práticas protecionistas, é imperioso que ambos os lados se esforcem para concluirmos as negociações”, declarou. “Agora, temos o objetivo comum de concluir o acordo durante a Conferência Ministerial da OMC, que se realizará em Buenos Aires em dezembro. Para tanto, é preciso buscar um acordo ambicioso e equilibrado nos interesses de ambas as partes. Informo aos senhores que o governo brasileiro não tem poupado esforços para cumprir esse objetivo”, disse o ministro.
A declaração foi feita durante o seminário “O Livre Comércio como Motor de Crescimento – Futuro Acordo Mercosul-União Europeia”, realizado hoje na Casa de América, em Madri. Participaram do evento a comissária de Comércio da UE, Cecília Malmström; os ministros de Relações Exteriores da Argentina, Jorge Faurie; do Paraguai, Eladio Lozaiga; e do Uruguai, Rodolfo Novoa; além da secretária de Estado de Assuntos Europeus de Portugal, Margarida Marques, e da secretária de Comércio da Espanha, Marisa Poncela.
De acordo com Cecília Malmström, a abertura do comércio torna as economias mais fortes e diversas, com benefícios também para as pequenas e médias empresas. “A União Europeia exporta 66 bilhões de euros ao Mercosul. A conclusão do acordo poderia duplicar este valor”, disse.
O ministro Marcos Pereira também apresentou dados econômicos para mostrar os benefícios do acordo para o Brasil. Segundo um estudo da Escola de Economia da FGV, projeta-se para 2030 um aumento de 12,3% nas exportações e de 16,9% nas importações brasileiras como efeito do acordo com a União Europeia. O que, segundo o mesmo estudo, representará um acréscimo de 2,7% do PIB brasileiro.
Ainda de acordo com a FGV, a liberalização das tarifas em bens entre Mercosul e UE aumentaria em cerca de 50% o fluxo de comércio entre os blocos. “2017 é, portanto, momento de apresentar resultados concretos, após todo o trabalho até aqui”, afirmou Marcos Pereira.
Leia a matéria completa no site do Ministério Brasileiro da Indústria, Comércio Exterior e Serviços.
Selecione o tópico de interesse:
Receba nossos Boletins
Fomente Negócios
Pesquisar no site por:
Dados de Contato:
Telefone: +(41) 3027-6565
Telefone: +(41) 3339-7471
E-mail: secretaria@ccbp-pr.org.br
E-mail: info@ccbp-pr.org.br