Investimento angariado terá impacto muito positivo nas exportações portuguesas

Luis_Castro_Henriques_AICEP

O Presidente da AICEP, Luís Castro Henriques, está confiante no aumento das exportações portuguesas, também devido aos projetos de investimento conseguidos em 2021, cujo impacto positivo será sentido dentro de dois a três anos, e defende uma linha de continuidade de atuação da AICEP e da estratégia que conduziu aos resultados recorde atingidos no ano passado.

2021 foi um ano muito positivo para as exportações portuguesas e para a contratualização de projetos de investimento estrangeiro. Em relação às exportações qual o balanço que faz dos resultados alcançados?

“O aumento das exportações de bens em 2021 para níveis que superam os valores alcançados em 2019 é muito positivo para a economia portuguesa, e é a prova de que esta pandemia não alterou os fatores de competitividade das empresas exportadoras portuguesas, que mostraram ser mais competitivas e mais resilientes apesar dos desafios transversais que afetam as empresas portuguesas e europeias, como são os casos dos preços da energia e da volatilidade dos custos de transporte. E os resultados estão à vista! Uma situação que muito me satisfaz, não só porque o país precisa de continuar a aumentar as exportações. Igualmente muito interessante é constatar que as empresas que já estavam mais diversificadas geograficamente ainda conseguiram aumentar essa diversificação.”

É também importante perceber que vamos entrar num novo ciclo com um novo quadro comunitário de apoio, o que aumenta as perspectivas para as exportações nacionais portuguesas. Portugal está num círculo virtuoso de crescimento em termos externos. Esse é o foco da atividade da AICEP e a Agência tem trazido bons resultados ao país.

Leia a matéria completa na revista on-line da AICEP – Portugal Global.

Adicionar a favoritos link permanente.

Deixe um comentário