No Top 10 dos 58 Mercados mercados analisados no resultado da 3ª edição do Índice Mastercard de Mulheres Empresárias quanto à percentagem de mulheres proprietárias de empresas entre todos os proprietários de negócios estão os seguintes países:
- Uganda – 38,2%
- Gana – 37,9%
- Botsuana – 36,0%
- Estados Unidos – 35,1%
- Nova Zelândia – 31,8%
- Rússia – 31,2%
- Malawi – 31,1%
- Austrália – 30,9%
- Angola – 30.3%
- Portugal – 30.2%
O Índice Mastercard deste ano revela que as empresárias estão a abrir negócios mais rapidamente do que nunca e com esta análise fez o mundo conhecer os países com melhor ambiente para as mulheres empresárias prosperarem.
Com base em dados públicos de organizações internacionais, incluindo a Organização Internacional do Trabalho, a UNESCO e o Global Entrepreneurship Monitor, o Índice Mastecard acompanha o progresso e a realização profissional das mulheres empresárias e proprietárias de negócios em 58 países (representando quase 80% da força de trabalho feminina do mundo) em três níveis: progressão das mulheres ao nível empresarial; recursos financeiros e de aprendizagem; e condições de apoio empresarial. Os resultados reafirmaram que as mulheres fazem mais negócios e têm maiores taxas de participação como força de trabalho em mercados abertos e dinâmicos, onde o apoio às PMEs e a facilidade de fazer negócios são elevados. É também nestes mercados que as mulheres são mais propensas a participar em programas acadêmicos e de formação, e a procurar recursos e serviços financeiros para o desenvolvimento da sua atividade.
Dos 20 principais mercados do ranking, 80% são economias de elevado rendimento, onde as condições empresariais são altamente favoráveis. É o caso dos Estados Unidos, que lidera o ranking pela primeira vez, e da Nova Zelândia, que caiu este ano para segundo lugar. Portugal ocupa a 18ª posição com 64,2%, ligeiramente atrás da vizinha Espanha que, neste índice, ocupa a 16ª posição (64,5%).
Top 10 dos 58 Mercados para mulheres empresárias, com maiores condições e oportunidades para prosperarem:
- Estados Unidos – 70,3%
- Nova Zelândia – 70,2%
- Canadá – 69,0%
- Israel – 68,4%
- Irlanda – 67,7%
- Taiwan- 66,2%
- Suíça -65,8%
- Singapura – 65,6%
- Reino Unido – 65,6%
- Polónia – 65,1%
Dos 58 mercados, 8 mercados subiram mais de 5 posições em comparação com as pontuações do ano anterior, incluindo a França (+22 posições), impulsionada por um aumento quase duas vezes no índice de empreendedorismo feminino, seguida pela Indonésia (+13) , Costa Rica (+11), Taiwan (+9), Irlanda (+7), Rússia (+6), Tailândia (+5) e Gana (+5).
O Índice Mastercard também sugere que as oportunidades de empreendedorismo não estão necessariamente alinhadas com o crescimento ou desenvolvimento de um país. Nações com menores condições de apoio, como o Uganda, o Gana e o Botswana, estão entre os três principais países onde existem as maiores taxas de mulheres proprietárias de negócios, por comparação com as mais desenvolvidas.
Leia a matéria completa no site da AICEP Portugal Global.