Feiras de negócios (B2B) retornam com força também em modalidade digital

Feiras_Virtuais

Foto: VFairs.com



Os últimos eventos mundiais traduziram-se num aumento exponencial do uso de plataformas digitais, o que se estendeu naturalmente à área dos eventos.

As feiras inseridas num âmbito Business-to-Business (B2B), sejam totalmente presenciais ou híbridas, oferecem uma possibilidade excepcional de ativação de marca e sobretudo de desenvolvimento de redes de contatos e conexões duradouras, com diversos públicos.

Para isso, torna-se essencial definir uma estratégia de abordagem ao evento, capaz de tirar partido das potencialidades do Blended Marketing, quer nas interações pré feira, que geralmente acontecem online e ajudam a executar oportunidades durante o evento, quer posteriormente na deslocalização da audiência para o universo digital, onde é possível prolongar a exposição da marca e desenvolver os relacionamentos estabelecidos.

Em especial num setor como a automação e tecnologia industrial, é vital marcar a diferença nas feiras setoriais, apresentando conceitos inovadores e proporcionando um ambiente estimulante, capaz de quebrar as barreiras inerentes às ligações inteiramente virtuais.

Hoje é amplamente reconhecido que uma feira vai além da exposição de produto, com espaço para atividades como show-cases ou conferências. Deste modo, implica um planeamento atempado e estruturado de ações antes, durante e após o evento, o que engloba a necessidade de apelar aos variados públicos-alvo, de forma que o investimento possa ser rentabilizado ao máximo.

Neste aspecto, é incontestável acrescentar que o retorno sobre o investimento em feiras presenciais é viável, mensurável e imprescindível, porque estas apenas terminam verdadeiramente meses depois das suas datas de conclusão efetivas. A medição de variáveis como o número de reuniões agendadas ou a quantidade de leads qualificados que foram gerados é, além de perfeitamente exequível, benéfica para avaliar o potencial dos contatos e, assim, definir prioridades nas edições seguintes.

No interior da sede ou fora de portas, a identidade de uma empresa carrega valores constantes e é um aspecto a preservar em qualquer situação. Numa conjuntura em que as fronteiras entre o físico e o virtual são cada vez mais tênues, qualquer estratégia transversal deve considerar as feiras B2B, que saíram reforçadas do marcante período dos últimos dois anos e estão longe de se encontrarem em vias de extinção.

Leia a matéria completa no site da AICEP – Portugal Global.

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