Exportações de cerâmica portuguesa aumentaram 20% em quatro anos

Ceramica Portuguesa

A cerâmica portuguesa superou os 1 bilhão de Euros em volume de negócios em 2016, crescendo 36% face a 2012. As exportações subiram 20%, o que representa um valor de 700 milhões Euros.


Vivendo um cenário otimista extensível às exportações, acumulando um aumento de 20% equivalente a 700 milhões de Euros, o setor “vive um momento muito simpático em todos os subsetores”, comentou José Sequeira, presidente da Associação Portuguesa das Indústrias de Cerâmica e Cristalaria (APICER). E, para isso, “contribui a recuperação do mercado da construção e reabilitação, bem como o design, inovação e requinte na área da decoração”. Se as dinâmicas alcançadas “criam ânimo”, José Sequeira também ressalva que é preciso “cautela, porque as feridas recentes da crise deixaram marcas em muitas empresas”.

Além disso, a indústria respeita totalmente as regras internacionais de segurança e por isso não utiliza qualquer matéria prima que possa prejudicar a saúde humana. José Sequeira lembra que “Portugal tem um longo know how na cerâmica de excelência. Alguns produtos de algumas empresas são obras de arte, que transmitem emoções, acompanham a moda e a criatividade, contando histórias”.

Os EUA são o 3.º destino das exportações (9,6%), a seguir à França e Espanha. Na cerâmica utilitária e decorativa, são o 1.º mercado.

Leia a matéria completa no site da AICEP PORTUGAL GLOBAL..

Adicionar a favoritos link permanente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *