Curitiba tem o orgulho de ter uma vila de Casas inspiradas na arquitetura Lusitana. O condomínio Vila Camões se localiza no bairro de São Lourenço, preserva parte da história e possui a assinatura de um dos arquitetos mais emblemáticos da cidade.
Quando o arquiteto e engenheiro paranaense Lolô Cornelsen recebeu o pedido da empresa portuguesa Comasa para um empreendimento residencial em Curitiba, a nação lusa ainda passava por momentos de incerteza. Pouco tempo antes, em abril de 1974, os portugueses haviam vivenciado a Revolução dos Cravos, que pôs fim às longas décadas de regime salazarista em Portugal, afetando também toda a colônia ultramarina.
Na terra das araucárias, recebeu dos portugueses a encomenda que envolvia uma série de casas em um boulevard. O que hoje chamamos de condomínio, era até então novidade por estes lados. As residências deveriam ter inspiração na arquitetura do país europeu – um desafio para um arquiteto forjado no modernismo brasileiro.
O movimento arquitetônico chamado de “português suave” tornou-se marca registrada das fachadas nas principais cidades de Portugal, e foi reproduzido em uma grande área na Rua Mateus Leme (altura do n° 2958, próximo à agência dos correios). As 22 casas – duas em cada edificação – são repletas de detalhes característicos das residências portuguesas.
Confira algumas belas fotos dessa vila feitas pelo fotógrafo André Rodrigues.
Leia a reportagem original na sua íntegra no site oficial da GAZETA DO POVO.