Curitiba celebra o Bicentenário da Independência do Brasil com arte, cultura e história

Bicentenario_Cwb

O centro das atrações é o Memorial de Curitiba, espaço cultural repleto de referências históricas da cidade, do Paraná e do Brasil. Na Praça do Iguaçu foi inaugurada, no dia 1º de setembro, uma escultura (relevo) de Dom Pedro I (Foto), criada pelo artista plástico curitibano Rafael Sartori. A obra ficará no Memorial em caráter permanente, compondo o conjunto de elementos artísticos do espaço.

No Memorial de Curitiba também estará a exposição Debret 1822 – Independência do Brasil, inaugurada em setembro do ano passado para dar início às comemorações do bicentenário. A mostra reúne reproduções fotográficas de pinturas e desenhos do francês Jean-Baptiste Debret, que retratou o Brasil do início do século 19.

A nova escultura se integrará ao rico acervo de obras de arte existentes no Memorial de Curitiba, como as pinturas do artista Sérgio Ferro, que retratam a história de Curitiba, e o grande painel que remete ao descobrimento do Brasil. Lá estão também esculturas de outros grandes artistas como Victor Brecheret, Poty Lazzarotto, Zaco Paraná, João Turin e Ricardo Todd, o Rio de Pinhões, esculpido por Elvo Benito Damo, os bustos de personalidades históricas e os altares retábulos da antiga Matriz de Curitiba que formam a Capela dos Fundadores.

O evento programado pela Prefeitura de Curitiba em parceria com a Fundação Cultura de Curitiba envolveu diversas atividades como encenações, filmes de cinema, animações, leituras e inaugurações de monumentos.

Leia a matéria completa no site do Instituto de Relações Internacionais do Paraná – IRIP.

Adicionar a favoritos link permanente.

Deixe um comentário