Os Estados Unidos da América declararam no dia 23 de Maio de 2019 o seu apoio oficial à entrada do Brasil na Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) durante a conferência ministerial deste organismo, em Paris.
“Hoje, na OCDE, os EUA expressaram de modo claro e oficial o seu apoio ao pleito do Brasil de ingressar na OCDE, uma prioridade do Presidente Jair Bolsonaro. O Brasil agradece o gesto de confiança e está pronto a trabalhar com todos os membros e secretariado no processo de acessão. Passo decisivo”, refere o Ministério das Relações Exteriores do Brasil na rede social Twitter.
O ministro das Relações Exteriores do Brasil, Ernesto Araújo, participou da reunião ministerial do Conselho da OCDE em Paris.
Também a Embaixada dos EUA no Brasil utilizou a mesma rede social para reiterar o apoio do país norte-americano ao processo.”Os Estados Unidos mantêm o seu apoio ao Brasil para início do processo de adesão à OCDE, como anunciado em 19 de março, na declaração de Donald Trump e de Jair Bolsonaro”, escreveu a embaixada no Twitter.
Desde a visita oficial do chefe de Estado brasileiro, Jair Bolsonaro, aos EUA, em março passado, que o seu homólogo norte-americano, Donald Trump, declarou o apoio à campanha do Brasil para integrar a OCDE.
O Brasil é parceiro da organização desde 2007, mas não faz parte do mesmo como membro. Dez anos depois, o país pediu formalmente a integração na OCDE, aguardando desde então uma resposta.
A entrada na OCDE implicará na sua saída do país do conjunto de países em desenvolvimento, o que atrairá uma maior quantidade de investimentos estrangeiros.
Leia a matéria completa no site NOTÍCIAS AO MINUTO.PT.