
Torre de Belém em Lisboa
Portugal fecha o ano de 2019 em alta no turismo – a previsão é que tenha ultrapassado os 70 milhões de diárias para atender aproximadamente mais de 27 milhões de turistas que visitaram o país. Portugal continua a ganhar prêmios no segmento e recupera o mercado britânico, iniciando 2020 com boas perspectivas. O país está melhor e “sem perder as suas características”, elogiam os turistas que encheram as ruas de Lisboa no último dia do ano.
A língua dominante nas zonas turísticas da capital é o inglês e a comida é o ponto forte, tal como o frango no churrasco, o peixe fresco e o marisco. Muitos turistas optam por alimentos do mar, salientando a frescura, o sabor e o baixo preço, quando comparado com as ementas dos seus países.

Vista do Palácio da Pena
Os turistas espanhóis lideram em quantidade de visitas com cerca de 2,065 milhões, o que é uma exceção pois já estão habituados a Portugal sempre que têm uns dias de folga. O segundo maior grupo é o britânico com 2, 029 milhões de visitantes, o terceiro grupo é liderados pelos Franceses com 1,626 milhão de turistas, seguido pelos Alemães com 1,626 milhões, e o Brasil com 1,582 milhão, completando-se assim o top 5 dos primeiros 9 meses de 2019.
O número de diárias passadas no país indica-nos uma hierarquia ligeiramente diferente no que diz respeito à origem dos turistas estrangeiros. O Reino Unido está na frente com 8,602 diárias, seguindo pela Alemanha com 5,264 milhões, Espanha com 4,775 milhões, França com 4,205 milhões, e o Brasil com 2,529 milhões de diárias.

Vista da Praia da Marinha no Algarve – Sul de Portugal Foto: WikiCommons
Uma estimativa que vem de encontro às contas da Confederação do Turismo de Portugal (CTP) para 2019, que prevê um crescimento das receitas turísticas na ordem dos 7 %, atingindo os 18 bilhões de euros. “Um valor acima da meta prevista para 2020 no documento Estratégia Turismo Portugal 2027 (valor superior do intervalo 16,3 mil milhões) e das previsões de 2016 do Turismo de Portugal”, salienta Francisco Calheiro, presidente da Confederação.
Entre todas as regiões visitadas pelos turistas o Algarve domina as diárias, os hotéis tiveram boas taxas de ocupação para o réveillon, muitas unidades na ordem dos 100 % na regiões do Algarve e da Madeira, segundo os hoteleiros locais. O peso do mercado britânico no Algarve é tão grande que deu para compensar as quebras de 11,7 % de visitantes alemães e de 10 % de holandeses.
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